Neste Centenário da I Guerra Mundial, várias são as entidades que contribuem ativamente para a preservação da sua memória, desenvolvendo e disponibilizando um conjunto de conteúdos na natureza diversa, úteis para o utilizador comum ou para o investigador que se proponha uma releitura do conflito. Nesta página encontra referências a alguns dos projetos digitais mais relevantes a nível nacional.

Clique nas imagens para aceder às páginas web dos projetos.

 
 

Portugal 1914, portal promovido pelo Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em parceria e com a colaboração de diversas instituições. Pretende-se criar um espaço de reflexão e partilha destinado a estimular o estudo e à divulgação do conhecimento da história e dos legados da I Guerra Mundial, beneficiando da colaboração de uma grande diversidade de instituições (arquivos, bibliotecas, universidades, museus, escolas, câmaras municipais...), e pessoas da mais variada formação e actividade profissional, envolvendo o público em geral. Este programa visa, justamente, a promoção de uma cidadania activa e empenhada na promoção da defesa, preservação e salvaguarda de um património colectivo. 

 

Esta página da Biblioteca Nacional de Portugal empreende a tarefa de digitalizar e disponibilizar
toda a documentação da época relacionada
com a participação portuguesa no conflito - livros
e imprensa, iconografia, mapas, música,
espólios - com principal enfoque naquilo que
são os testemunhos, à época, dos portugueses que viveram de perto este período da história. O projeto está em curso e prosseguirá até 2018, data em que se assinalam os 100 anos do fim do conflito. Na Biblioteca Nacional Digital as páginas de A Grande Guerra estarão em permanente atualização, com novos recursos a serem adicionados até 2018.

 



256 cartazes evocativos da 1.ª Guerra Mundial, que integram a coleção da Biblioteca Nacional de Portugal, quase todos provenientes da doação Abílio Pacheco Teixeira Rebelo de Carvalho. A página permite a pesquisa por país e data de produção e por designer, disponibilizando ainda uma bibliografia que reúne obras para o estudo do cartaz durante o conflito.

 

Página da Comissão Coordenadora das Evocações do Centenário da I Guerra Mundial do Ministério da Defesa. Disponibiliza um calendário das evocações, exposições e seminários que terão lugar, vários conteúdos multimédia, artigos e textos científicos, e um diretório de sítios web internacionais.
 

Memorial aos Mortos da Grande Guerra, sítio web desenvolvido pelo Arquivo Histórico Militar, disponibiliza importantes conteúdos textuais e iconográficos. Fornece dados estatísticos relacionados com as perdas sofridas em combate, e permite a pesquisa nominal de combatentes portugueses mortos durante o conflito.

 


Europeana, a Biblioteca Digital Europeia, criou uma página vocacionada para a disponibilização de conteúdos evocativos da Guerra. Poderá encontrar diários, cartas, fotografias, filmes, documentos oficiais, publicidade e propaganda de toda a Europa.