Recursos Informativos | Directório | Colecções Digitais

NACIONAIS

Arquivo Electrónico da Democracia Portuguesa
O sítio do Centro de Documentação 25 de Abril (Reitoria da Universidade de Coimbra) disponibiliza informação sobre a Democracia Portuguesa, nomeadamente a Biografia de Figuras Políticas; O 25 de Abril em Fotografias; História dos Partidos; Ilustrações de artistas plásticos e Cartoons; Imagens e textos sobre a Guerra Colonial a partir de uma edição da Editorial Notícias. Oferece ainda um Arquivo de Som e de Vídeos.

[Informação recolhida a 6 de Dezembro de 2012.]

Biblioteca Digital do Alentejo
Criada pela Fundação Alentejo - Terra Mãe, entidade privada sem fins lucrativos que "tem como fins a investigação e divulgação da história, tradições, costumes e falares do Alentejo, e bem assim a defesa e preservação dos valores culturais, artísticos, arqueológicos, paisagísticos e ambientais da Região", a Biblioteca Digital do Alentejo (BDA) constitui um fundo documental regional em suporte electrónico, propondo a conversão a formato digital de obras, quer impressas quer manuscritas, relativas à Região do Alentejo (temáticas ou autores alentejanos)". Para além do catálogo são disponibilizadas biografias e notícias.

Biblioteca Nacional Digital
A Biblioteca Nacional disponibiliza uma colecção digital que contempla documentos de diversa natureza: livros, manuscritos, mapas, gravuras, entre outros. São disponibilizadas ferramentas de pesquisa, bem como listagens de obras digitalizadas e digitais, e acessíveis através deste sítio da Internet. Destaque-se a secção “Memórias” (memória cultural e histórica portuguesa); a colecção "Tesouros" (Cartografia, Espólios, Iconografia, Impressos, Manuscritos, Música e Periódicos). Neste sítio é ainda possível aceder a inúmeras exposições digitais.

Centro de Estudos de Teatro
Neste sítio encontrará textos de teatro do século XVI (inúmeras peças de Gil Vicente) e do século XVII (O Fidalgo Aprendiz de Francisco Manuel de Melo), em formato PDF. Disponibiliza ainda artigos em linha, em Português e Inglês. Oferece acesso a um sistema de informação sobre teatro em Portugal: CETbase. Teatro histórico do séc. XIX na Colecção Osório Mateus reúne "um número importante de impressos que percorrem grande parte da história do teatro e da literatura dramática em Portugal, do século XVII ao XX".

Digitarq
Base de dados do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, permite a pesquisa, em modo simples ou avançado, desta importante colecção. O serviço de pesquisa anterior (TT online) não foi desactivado, e permanece acessível no endereço http://ttonline.dgarq.gov.pt/

Fundação Calouste Gulbenkian
A Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian disponibiliza, desde 2000, em modo digital, conteúdos das suas colecções fotográficas: Azulejaria portuguesa; Olaria do Alentejo; O artesanato de cestaria de madeira rachada; Estudo estético-documental sobre os eléctricos da Carris; Portugal a cores Mina de São Domingos; José Luís Tinoco Obras de artistas plásticos portugueses do séc. XX; A arquitectura gótica em Portugal; Levantamento arquitectónico dos paços medievais portugueses; Arquitectura e escultura portuguesas dos séc. XVI-XIX; Pintura maneirista; A talha em Portugal; Estuques decorativos do Norte de Portugal; Fotografias do Oriente; Colecção Varela Pécurto; Estúdio Mário Novais; Na rota dos navegadores portugueses e Do Estádio Nacional ao Jardim Gulbenkian. è possível a pesquisa nas colecções digitalizadas no seu catálogo.

Fundação Humberto Delgado
Para além de oferecer informação sobre Humberto Delgado (biografia, bibliografia e fotografias), disponibiliza um arquivo digital, com possibilidade de pesquisa por tipo de documento, palavra, localização dos originais, entre muitas outras opções.

Fundação Mário Soares

O Arquivo & Biblioteca desta instituição transferiu para suporte digital a colecção do Diário de Lisboa (1921-1990), estando, actualmente, à consulta todos os números até ao ano de 1982. Outros conteúdos digitais: Cronologia do Século XX, que conta com 6.226 registos, a que acrescem cerca de 150 biografias de personalidades; Portugal Político, composto por 10.000 imagens do Portugal político; Dossiers temáticos, como Amílcar Cabral; 25 Abril 1974; A. B. Machado; Abel Salazar; Humberto Delgado, Mário Chicó, Timor-Leste e Guerra Civil de Espanha. A II.ª Série do jornal Avante!, publicada entre Junho de 1934 (n.º 1) e Maio de 1938 (n.º 83 - Número Especial, é disponibilizada na Internet, em formato pdf.

ESTRANGEIRAS

American Memory
Disponibiliza documentos do acervo da Biblioteca do Congresso, dos Estados Unidos da América que não estão sujeitos à lei de direitos autorais. Oferece a possibilidade de pesquisa em todas as colecções, por data, local e tipo de documentos e uma listagem completa das Colecções. Temáticas abrangidas: Publicidade; Cultura; Arquitectura; Ambiente; Imigração e Expansão Americana; Religião; Desporto; Mapas; Literatura; Música; História das Mulheres, entre outras.

Sítio em Inglês.

ATHENA
Permite o acesso a textos e sítios dedicados à Literatura francesa, às Artes e à Ciência. Disponibiliza livros electrónicos de autores suiços e franceses, em formato HTML e RTF, como Descartes, Jean-Jacques Rousseau, Voltaire, Baudelaire, Corneille, Rimbaud e Jarry, entre outros.

Sítio em Francês.

Biblioteca Digital Hispánica
Disponibiliza os fundos digitalizados da Biblioteca Nacional de Espanha: livros modernos desde 1831 e livros antigos até 1830; Manuscritos e Documentos; Revistas e Periódicos; Mapas; Partituras. Colecção de clássicos espanhóis, com possibilidade de pesquisa no catálogo por autor, título ou assunto. A secção Colecções digitais espanholas reúne várias fundos ou bibliotecas digitais hispânicas, como Fondos digitalizados de la Universidad de Sevilla, Collecciones Digitales de la Universidad de Barcelona, Biblioteca Virtual Galega, Biblioteca Virtual de Andalucía e Biblioteca Valenciana Digital.

Sítio em Castelhano.

Biblioteca digital de Obras Raras e Especiais
A colecção digital da Universidade de São Paulo oferece o acesso ao conteúdo integral de títulos existentes nas diversas Bibliotecas da Universidade. Reúne 1224 títulos (1983 exemplares), sendo disponibilizados integralmente 38 livros em várias áreas do conhecimento. Entre os textos disponibilizados encontra-se Ordenações de D. Manuel (1539). Permite a pesquisa por autor, título e data.

Sítio em Português; documentos em diversas línguas.

Biblioteca Nacional Digital do Brasil
Catálogo dos objectos digitais da Fundação Biblioteca Nacional do Brasil. Entre as obras disponibilizadas encontra-se a primeira edição d' Os Lusíadas. Acesso aos Anais da Biblioteca Nacional.

Sítio em Português do Brasil.

The British Library Online Gallery
Disponibiliza diversas colecções de documentos digitalizadas, num total de mais de 30 000 objectos digitais: em Turning the pages pode folhear Sketches by Leonardo; Masterpieces of the Renaissance; Classical of Botanical Illustration, e o mais antigo livro impresso, Diamond Sutra (China, 868) entre outros grandes tesouros da BL; a Magna Carta (veja o manuscrito e leia a tradução em inglês); Gutenberg's Bible (compare as duas edições); Shakespeare in Quarto (93 edições impressas das peças do Bardo) e Caxton's Chaucer (as duas edições das Canterbury Tales de William Caxton).
Sítio em Inglês.

Biblioteca Virtual Miguel Cervantes Saavedra
A Biblioteca de las culturas hispánicas permite o acesso integral a uma extensa e diversificada colecção de textos, em diversas línguas. Disponibiliza catálogo de Autores e de Títulos (texto; som); Biografia de Autores; Arquivo Sonoro; Hemeroteca (Lista completa de títulos). Permite a pesquisa em índices e catálogos de publicações periódicas.

Sítio em Castelhano, documentos em várias línguas.

Cary Collections. Graphic Arts Library & Digital Image Database
A Cary Collection foi uma das primeiras bibliotecas dedicada à história e à utilização da tipografia. Este sítio, desenvolvido pelo Rochester Institute of Technology (RIT), oferece a possibilidade de visualizar imagens de diferentes colecções, entre elas a Bernard C. Middleton Collection of Books on Bookbinding e o New York Times Museum of the Recorded Word.

Sítio em inglês.

Digital Gallery
Projecto da Biblioteca Pública de Nova Iorque (New York Public Library), este sítio oferece em livre acesso variadas colecções digitais da colecção própria, incluindo manuscritos, mapas históricos, imagens de publicidade, impressões raras, fotografias, num total de mais de 800 000 imagens.

Sítio em Inglês.

Europeana
Este portal permite a pesquisa das mais importantes colecções das bibliotecas, museus e arquivos digitais europeus a partir de um único catálogo, a partir do qual fornece acesso directo a milhões de objectos digitais, entre livros, pintura, filmes, objectos de museu e documentos de arquivo.
Sítio em todas as línguas europeias.

European Navigator
O Centre Virtuel de la Connaissance sur l' Europe, instituto público luxemburguês, elaborou este projecto multimédia que dá a conhecer a história da construção europeia através de imagens, sons e textos. Para além destes conteúdos, concebidos com fins educativos e científicos, são disponibilizados um glossário e um tesauro.

Sítio em Francês e Inglês.

Gallica. La Bibliothèque Numérique
A colecção digital da Bibliothèque nationale de France oferece o acesso integral a diversos tipos de documentos, incluindo mais de 1200 periódicos. Destacamos as colecções: Découverte (textos datados da Idade Média ao séc. XIX, sobre História, História do Livro, Poderes e Sociedade, Ciências, Literatura); Dossiers (La France en Amerique [em colaboração com a Biblioteca do Congresso]; Trésors et raretés : une Anthologie virtuelle des collections; e Découvrez l'Afrique à travers les récits des voyageurs; Proust, entre outras colecções).
Sítio em Francês, Inglês, Espanhol, Alemão, e também em Português.

Göttinger Digitalisierungs-Zentrum (GDZ)
Colecções digitais disponibilizadas: Autobiographica; DigiWunschbuch; History of the Humanities and the Sciences; Maps; Mathematical Literature; North American Literature; Sibirica; Travel Literature; Varia e Zoologica. Permite pesquisa simples e avançada. Disponibiliza 5.907 volumes e 2.242.757 imagens. Ligação a Gutenberg digital, onde poderá ler a Bíblia de Gutenberg.

Sítio em Alemão e Inglês, documentos em diversas línguas.

Gutenberg Project
Através deste sítio, a Project Gutenberg Literary Archive Foundation disponibiliza, em formato HTML e texto simples, 40 mil obras em inúmeras línguas. Pesquisa avançada, por língua; título; tipo de documento. Inclui mais de 500 obras de autores portugueses, entre elas As Farpas de Ramalho Ortigão e Bases da ortografia portuguesa de Guilherme de Vasconcelos Abreu (1842-1907). Pela ligação ao projecto de voluntariado Distributed Proffreaders (http://www.pgdp.net/d/walkthrough/), tem vindo a ser possível tornar pesquisável o conteúdo de alguns destes objectos digitais.

Sítio em diversas línguas, incluindo o Português.

Marxists Internet Archive
Disponibiliza textos clássicos de autores marxistas, em formato HTML; biografia de Autores; Enciclopédia do Marxismo; Arquivo de Autores (1820-2000) e Arquivo Histórico.

Sítio multilingue.

Memoria digital de Canarias - mdC
Através deste sítio, desenvolvido pelo Serviço de Biblioteca e Documentacão da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, acederá a manuscritos; publicações; imagens; registos áudio e vídeos, sendo disponibilizada uma listagem completa de títulos. Permite a pesquisa por autor, assunto e título. Para além da Memoria digital de Canarias, pode aceder aos seguintes fundos: Archivo histórico de la Real Sociedad Económica de Amigos del País de Gran Canaria, Archivo fotográfico Jaime O'Shanahan, Archivo sonoro de literatura oral de Canarias Maximiano Trapero, Voces y Ecos. Recuerdos de Las Palmas de Gran Canaria, Archivo Miguel Martín-Fernández de la Torre

Sítio em Castelhano.

MICHAEL — Multilingual Inventory of Cultural Heritage in Europe
Sítio multilingue que permite a pesquisar, e desfrutar, a herança cultural digital europeia, localizada em diferentes museus, arquivos, bibliotecas e outras instituições culturais europeias.

Núcleo de Pesquisa em Ciências da Comunicação
Sítio da Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul, disponibiliza documentação de apoio à pesquisa e compreensão da história da Comunicação Social no Brasil, com especial ênfase no Rio Grande do Sul. Destaque para o acervo digital relacionado com o jornalismo colonial de expressão portuguesa.

[Informação recolhida a 9 de Maio de 2013.]

Virtual Library of Historical Newspapers
Sítio que resulta da cooperação entre o Ministério da Cultura, as Regiões Autónomas e outras instituições culturais de Espanha para a criação de documentos digitais. A base de dados inclui cerca de 2000 títulos de 50 bibliotecas, perfazendo mais de 5 000 000 páginas.

Sítio multilingue.

© 2005 | Hemeroteca Municipal de Lisboa