ESTUDOS & INVESTIGAÇÕES | Hemeroteca Municipal de Lisboa
 

História & Serviços

Conheça a história, o acervo, os serviços e o público da Hemeroteca Municipal de Lisboa, biblioteca especializada em publicações periódicas e séries monográficas editadas em Portugal, criada em 1973. Ver texto.

Palácio dos Condes de Tomar

Trabalho bilingue (italiano-português) da Direzione General Scambi Culturali, com o patrocínio do Istituto Italiano di Cultura em Portugal e da Câmara Municipal de Lisboa, que promoveu um intercâmbio de alunos daquele Instituto e do Instituto Militar “Pupilos do Exército” de Lisboa, nos períodos lectivos 1992-1993 e 1993-1994. Trata-se da elaboração de um projecto de avaliação arquitectónica, de investigação histórica e de recuperação, bem como trabalhos de medição, avaliação in loco e levantamento gráfico, visando estudar hipóteses de restauro do Palácio do Condes de Tomar, no Bairro Alto, edifício do século XVIII, actualmente sede da Hemeroteca Municipal de Lisboa. Ver texto.

Recortes de Imprensa

Disponibilizamos nesta secção um conjunto de notícias que documentam a história da Hemeroteca Municipal de Lisboa (aqui) e da Hemeroteca Digital (aqui).

Galeria de Imagens

Disponibilizamos uma galeria de imagens fotográficas da Hemeroteca Municipal de Lisboa, onde podem ser vistos vários pormenores do Palácio dos Condes de Tomar, onde se encontra sediada desde 1973. Destaque para as imagens das obras de restauro do átrio e escadaria e de remodelação das salas de leitura, realizadas em 2000. Veja aqui.

Relatórios de Actividades

2006

Consulte o Relatório de Actividades da Hemeroteca de Lisboa, e fique a conhecer os pontos fortes e os pontos fracos da sua actividade em 2006. Além disso, fique a par do número de utilizadores da biblioteca, dos documentos que consultaram, do tipo de leitura realizada, das actividades culturais e educativas realizadas, ou da investigação produzida na área da história da imprensa periódica portuguesa. De destacar também o trabalho realizado para a Hemeroteca Digital, com a colocação em linha de várias publicações periódicas, complementadas com fichas biográficas ou estudos destas publicações, entre outros recursos e conteúdos digitais. Encontrará igualmente informação sobre a actividade técnica da Hemeroteca: tratamento da documentação, incorporações no acervo, por tipo de documento e proveniência. Tudo isto, e muito mais, à distância de um clique. Ver texto.

2005

Disponibilizamos para consulta pública o Relatório de actividades de 2005, do qual destacamos a avaliação das diversas actividades desenvolvidas pela HML, no que respeita à sua acção cultural, educativa e científica, e ao envolvimento da biblioteca em programas transversais do Departamento de Bibliotecas e Arquivos, na promoção da leitura e do livro - como a celebração do centenário da morte de Rafael Bordalo Pinheiro ou a efeméride dedicada ao terramoto de 1755 -, ou em projectos culturais extra-municipais. A modernização dos serviços, as intervenções, quer no edifício, quer no acervo da HML, e dados estatísticos são algumas das informações constantes neste documento que agora colocamos on-line e que pode ser descarregado aqui. Ver texto.

2004

Faça o download do Relatório de Actividades de 2004 onde encontrará informação detalhada sobre as actividades culturais (exposições; ateliês; colóquios; serviço educativo, entre outras), a actividade científica e de pesquisa; as intervenções efectuadas nos acervos (conservação e restauração) e nos equipamentos e espaço público, bem como dados relativos aos utilizadores e visitantes, nomeadamente sobre as principais solicitações por parte do público e o tipo de leitura. As edições da HML, o projecto Hemeroteca Digital e as actividades da HML em actividades exteriores, em cooperação com outros equipamentos culturais, são outros pontos abordados. Ver texto.

 


© 2005 | Hemeroteca Municipal de Lisboa