
 1

O Diário Ilustrado nasceu há 50 anos  
 
Por Fernando Correia* e Carla Baptista** 
 
Várias inovações marcaram a entrada em cena deste novo diário (1956 – 
1963), cujo primeiro número saiu no dia 2 de Dezembro, com sede no primeiro 
andar do prédio número 137 da Rua da Misericórdia, em Lisboa, onde 
funcionava a gráfica Casa Portuguesa. Era composto e impresso na Rua das 
Gáveas, 109, recorrendo aos serviços da tipografia do Diário da Manhã.  
O Diário Ilustrado era um “tablóide bonito. Cores diferentes no cabeçalho 
diferenciavam as duas edições que apareciam com três horas de intervalo, a 
primeira por volta do meio dia”, recorda Miguel Urbano Rodrigues, (2002:118) 
primeiro chefe de redacção e responsável pelo recrutamento da maior parte 
dos jornalistas que integraram o grupo inicial, constituído por cerca de 20 
redactores.  
Embora a diferença fosse mais notória porque “era tudo muito atrasado na 
imprensa portuguesa”, reconhece aquele jornalista, foi um jornal onde era 
visível a vontade de experimentar novos conteúdos jornalísticos (suplementos, 
entrevistas, reportagens, exclusivos com jornais e revistas estrangeiros) e um 
grafismo mais apelativo, valorizando a fotografia. 
Roby Amorim integrou a redacção inicial e salienta os aspectos inovadores: 
“Nós tínhamos um rapaz que depois desistiu de ser gráfico que era o Nuno 
Vieira, depois passou a escrever. Mas tinha um sentido gráfico muito bom, 
embora por vezes nos complicasse porque trazia uma ideia de casa e as 
notícias é que tinham de encaixar. A gente dizia-lhe: ‘Não pode ser assim, 
Nuno. A notícia é que comanda o aspecto gráfico’ mas ele saía-se 
normalmente muito bem e foi de facto uma revolução. Claro que não era 
original. Partimos dos tablóides ingleses mas sem a mesma exuberância, até 
porque cá não havia notícias que pudessem ter aquela exuberância dos 
ingleses”.  
Mas foi sobretudo na composição humana da redacção inicial que o Diário 
Ilustrado se destacou, tendo-se desenhado aqui um movimento de 
rejuvenescimento dos quadros que vieram a marcar fortemente os primeiros 
anos da década seguinte. Maria Antónia Palla considera que “teve vida curta e 
atribulada, mas que indubitavelmente foi uma escola de jornalistas onde 
despontaram valores seguros da imprensa portuguesa (...) O estimulante 
projecto de renovação de que eram mentores perdeu-se com eles, pois não foi 
possível encontrar substitutos à altura e o jornal não conseguiu impor-se, 
acabando por desaparecer” (Palla, 1989: 209). 
Propriedade da família que detinha a maioria do capital da empresa vinícola 
Abel Pereira da Fonseca, com ramificações noutros ramos do comércio 
alimentar, a administração ficou a cargo dos herdeiros e irmãos Manuel e 
Marcelino Correia. Nasceu inteiramente da iniciativa privada, diz-se que pelo 
facto do patriarca da família, Marcelino Nunes Correia, já próximo da morte, ter 
formulado o desejo de possuir um jornal.   

                                                 
* Professor na Universidade Lusófona e Investigador do Centro de Investigação Média e 
Jornalismo (CIMJ). 
** Professora na Universidade Nova de Lisboa e Investigadora do Centro de Investigação Média 
e Jornalismo (CIMJ). 



 2

Na paisagem portuguesa dos anos 50, o Diário Ilustrado foi um caso singular. 
Nenhum outro grupo capitalista com interesses até aí exclusivamente 
concentrados fora do negócio da comunicação social se lançou na feitura de 
um novo jornal. O mercado editorial português era não só pouco atractivo, pela 
sua pequena dimensão, como bastante rígido já que o surgimento de novas 
publicações periódicas estava sujeito a prévia autorização governamental.  
O último matutino nacional a aparecer em Portugal fora o Diário Popular, em 
1942 e, depois do fecho do Diário Ilustrado apenas surgirá A Capital, em 
Fevereiro de 1968 (além da Época, em 1971, resultante da fusão entre o Diário 
da Manhã e A Voz, igualmente veículo das opiniões do regime).   
O movimento de compra de jornais, olhados como instrumentos estratégicos 
para a consolidação dos interesses económicos e políticos dos grandes grupos 
capitalistas, principalmente da Banca, só irá acontecer em grande força em 
Portugal a partir de 1971. 
Extrair de um Governo sempre reticente autorização para uma nova publicação 
obrigava a um laborioso processo negocial. Foi a necessidade desse 
compromisso que levou Lucas de Sousa, vindo da Legião Portuguesa e 
homem forte da empresa Lusalite, também ligado à Seguradora Mundial, 
simpatizante do regime, para o cargo de presidente do conselho de 
administração do Diário Ilustrado. A presença na administração, embora muito 
mais discreta, de Manuel da Fonseca, advogado e ex-secretário de Salazar, 
deve-se igualmente à sua ajuda preciosa na mediação diplomática que levou 
Salazar a conceder luz verde ao novo título.   
O Diário Ilustrado pretendia conquistar leitores na área do Diário de Lisboa e do 
Diário Popular e saía ao meio-dia, uma hora insólita (não era nem matutino 
nem vespertino). O objectivo dessa estratégia era ter um jornal que apanhasse 
os leitores na rua, à hora do almoço, mas acabou por comprometer bastante 
todo o processo produtivo.  
Apesar do slogan auto-promocional que o Diário Ilustrado ostentava com 
frequência na primeira página −  “o primeiro jornal da tarde” − os jornalistas 
queixavam-se que este horário os obrigava a dar notícias requentadas da 
véspera ou de ter de adiantar notícias sobre acontecimentos que ao meio dia 
ainda não tinham sequer começado.  
Roby Amorim recorda as dificuldades criadas pela hora de fecho: “Era 
extremamente difícil porque as pessoas que podiam dar informações nunca 
estavam em sítio nenhum antes das 11 horas/meio-dia e havia um período 
muito curto para o fazer, muitas coisas tinham que ser feitas por antecipação e 
houve uma série de asneiras seguidas”. 
A Censura rapidamente descobriu e usou a seu favor esta debilidade do jornal 
para o castigar pela sua frequente ousadia e desafio: bastava reter umas horas 
as provas de página para que o fecho se aproximasse dramaticamente da hora 
de saída dos vespertinos concorrentes, comprometendo toda a estratégia de 
vendas e causando graves perdas financeiras. 
Estes factores, entre outros, contribuíram para que o Diário Ilustrado nunca 
fosse um sucesso de vendas, permanecendo fundamentalmente um jornal 
lisboeta e, dentro da capital, mais ou menos confinado ao centro político e 
cultural representado pela zona do Chiado.  
José Manuel Tengarrinha integrou a primeira redacção, tendo posteriormente 
vindo a ser chefe de redacção, e calcula que, durante o primeiro ano de vida, o 
jornal terá rondado os “20 e tal mil exemplares diários”. Este número, estando 



 3

longe das tiragens dos jornais mais vendidos (Diário de Notícias, Diário Popular 
e O Século atingiam regularmente os 80 mil exemplares e ultrapassavam 
mesmo esta fasquia nas edições de fim-de-semana), colocava o Diário 
Ilustrado um pouco abaixo da plataforma de vendas do Diário de Lisboa e bem 
acima do República, por exemplo.  
A importância do Diário Ilustrado reside mais no seu pioneirismo enquanto 
produto jornalístico do que na sua dimensão económica ou impacto junto dos 
leitores. Foi um jornal exemplar a vários níveis.  
Ensaiou um modelo de gestão capitalista inovador numa época em que os 
grandes jornais privados, com excepção do Diário de Notícias, eram 
maioritariamente propriedade de famílias ligadas ao negócio da Imprensa com 
uma intervenção mais directa na direcção (casos de O Século e de O Primeiro 
de Janeiro em que Guilherme Pereira da Rosa e Manuel Pinto de Azevedo, 
respectivamente, eram simultaneamente patrões e directores dos seus jornais).  
A experiência do Diário Ilustrado é diferente: os proprietários realizaram o 
investimento mas abstiveram-se, pelo menos durante o primeiro ano de vida do 
jornal, de qualquer intervenção directa na forma como este era dirigido. As 
relações entre a administração, a direcção e a redacção inscreveram-se assim 
num modelo mais profissional, menos paternalista e, como se veio a provar, 
face ao contexto político, gerador de tensões inevitáveis que acabaram por 
comprometer dramaticamente o projecto inicial e a própria viabilidade do jornal.  
A singularidade da forma de gestão expressa-se também no facto de os 
proprietários terem preferido pagar a terceiros os serviços de impressão – o 
jornal era composto no primeiro andar do prédio da Gráfica Portuguesa, 
embora com tipógrafos contratados ao seu serviço, e impresso na rotativa do 
Diário da Manhã, órgão oficial da União Nacional, o partido único.  
Foi uma aposta precoce no outsourcing em vez de realizar avultados (e 
certamente difíceis de amortizar no curto e médio prazo) investimentos 
financeiros na compra de uma rotativa. Essa prática não era habitual em 
Portugal, só vindo a generalizar-se mais tarde, com os exemplos de A Capital, 
impressa na tipografia de O Século e do Expresso que, dentro de um bem 
pensado esquema de aliança com os recursos da infra-estrutura técnica do 
Diário de Lisboa, será impresso na tipografia daquele vespertino. 
Foi neste jornal que teve início, ainda que de forma contraditória, um 
movimento que, a partir de 1958 e, sobretudo, durante a década de 60 do 
século XX, vai mudar, ainda que não radicalmente, a composição social, 
política e cultural da maioria das redacções dos diários sedeados em Lisboa 
(no Porto esta mudança também acontece, embora só adquira maior 
expressão já no final da década) e que consiste numa tripla convergência: 
quadros mais jovens, com maior preparação académica do que as gerações 
anteriores e uma consciência política de matriz democrática.  
Dos quatro grandes factores de mudança que marcaram os anos seguintes, o 
Diário Ilustrado apenas falhou um – a entrada de mulheres jornalistas.  
Experimentou uma série de inovações visíveis a muitos níveis: graficamente, 
com recurso a soluções imaginativas de grande impacto visual, sobretudo na 
construção da primeira e da última página, muitas vezes ocupadas com uma 
única fotografia. Para isso muito terá contribuído a cumplicidade e a 
experiência existente entre os redactores paginadores e o chefe da tipografia, 
recrutado n’ O Século, a quem todos chamavam o Bastos, pai do escritor e 
também jornalista Baptista Bastos. 



 4

No que respeita aos usos da linguagem jornalística, foi inovador nas formas de 
escrita, contrariando aquilo que, no interior da redacção se chamava 
depreciativamente “o jornalismo do realizou-se ontem” porque, inevitavelmente, 
grande parte dos textos na maioria dos outros jornais se iniciava com essa 
expressão. Fez uma aposta grande em géneros pouco habituais na imprensa 
portuguesa, como a reportagem e a entrevista.  
Foi também o primeiro diário a apostar nos suplementos e nas páginas 
especializadas, cobrindo áreas tão variadas como a Economia (existia um 
“Suplemento Económico”, quando os temas económicos nem sequer 
configuravam uma secção autónoma nos restantes jornais), o Desporto e a 
Cultura (o suplemento literário “Diálogo”, apesar de dirigido por um notório 
partidário da ditadura, Amândio César, debateu importantes questões literárias 
e artísticas e alargou o conceito de cultura a áreas menos tratadas na imprensa 
portuguesa, como as artes plásticas). A cobertura do campo internacional era 
também arejada e atenta, contando com vários exclusivos de jornais 
estrangeiros, dos quais o parisiense France Soir era o mais regular.  
Numa época em que o jornalismo se debatia pouco a si mesmo, raramente se 
interrogando sobre a missão social dos jornalistas ou os valores que regiam a 
sua identidade profissional, desde o início que o Diário Ilustrado tacteia à 
procura do sentido da sua existência. É sintomático que, logo no primeiro 
número, um artigo na página 7 saliente qual o entendimento que é dado à 
missão da Imprensa – “informar verídica e esclarecidamente sobre o que 
acontece nos diversos sectores da vida e contribuir assim para que os homens 
possam abrir caminhos ao futuro – e aluda “à crise da Imprensa”, formulando 
as suas razões de forma cuidadosa mas contundente: “No coração humano, 
ainda quando submetido a uma tirania quase total, há forças capazes de o 
fazer levantar-se em defesa da sua liberdade e da sua verdade. São essas 
forças que dão a certeza que existirão sempre homens capazes de se sacrificar 
para que, em cada dia, um novo jornal, verdadeiro e honesto, chegue às mãos 
dos que esperançadamente o aguardam”. 
Foi neste jornal que aconteceu o único despedimento colectivo da história do 
jornalismo português da década de 50, na Primavera de 1957. Uma acusação 
[roubo de chumbo na tipografia] feita pela administração a um dos sub-chefes 
de redacção, Carlos Eurico da Costa, sentida como injusta pela redacção [eram 
apenas desperdícios de chumbo usados para a pesca desportiva], levou a que 
13 redactores apresentassem no mesmo dia as suas cartas de demissão. 
Dessas, cinco (incluindo o chefe de redacção que iniciara a “revolta”, Miguel 
Urbano Rodrigues) foram imediatamente aceites. A administração pediu aos 
restantes oito para reconsiderarem a sua posição. Quatro mantiveram a 
decisão de sair e quatro retiraram as cartas e permaneceram no jornal.  
 O caso, a que voltaremos no final deste capítulo, ultrapassou as fronteiras de 
uma simples e mal resolvida disputa laboral e ganhou uma dimensão política. 
O Diário Ilustrado era um jornal considerado progressista, dentro dos estreitos 
limites da época. O chefe de redacção tinha recentemente escrito um artigo, 
aproveitando a realização, em Lisboa, em 1957, do Congresso da Federation 
Internationale des Redacteurs en Chef, em que apontava a falta de liberdade 
de expressão existente no país e apelava: “a maioria anseia por uma lei que, 
suprimindo a censura prévia, definisse claramente fronteiras e contribuísse de 
uma forma decisiva para a criação desse sentimento de responsabilidade que é 



 5

um dos motivos de orgulho da condição de jornalista” (Citado em Sobreira, 
2003: 128).  
O artigo gerou eco na imprensa portuguesa e mais dois outros jornais – Diário 
de Lisboa e República – subscreveram idêntica posição. Mercê do 
reconhecimento e solidariedade que este facto lhe trouxe entre os jornalistas 
estrangeiros que participaram na iniciativa, o Le Monde noticiou o conflito no 
Diário Ilustrado, enquadrando-o como “um desafio inédito” na imprensa 
portuguesa.   
 
Uma redacção diferente 
 
O primeiro director do Diário Ilustrado, Carlos Branco, rapidamente substituído 
por José Osório de Oliveira, tinha uma ideia vaga na cabeça quando começou 
a contactar jornalistas para integrar a equipa redactorial: queria um jornal 
“diferente de tudo o que existia”, nas palavras de Miguel Urbano Rodrigues, a 
quem convidou para chefe de redacção e responsabilizou pelos contactos de 
recrutamento.  
Os dois filhos homens do patriarca da firma Abel Pereira da Fonseca, Manuel e 
Marcelino Correia, sendo os accionistas largamente maioritários, eram os 
proprietários do Diário Ilustrado. Assumiram que “não sabiam nada de 
jornalismo”, segundo José Manuel Tengarrinha, e delegaram a direcção 
executiva no presidente do conselho de administração, o antigo legionário 
Lucas de Sousa, que os jornalistas viam como “testa de ferro” dos patrões. 
Até ao extremar de posições que levou à demissão colectiva de um terço da 
redacção, viveu-se no Diário Ilustrado um ambiente humano liberal, cordato e 
próspero. Desejando recrutar profissionais experientes, o jornal ofereceu 
salários mais elevados do que a média praticada na imprensa. Devido à hora 
de fecho, insólita, começava-se a trabalhar muito cedo, cerca das 6 h da 
manhã, e terminava-se por volta das 15 h.  
O horário permitia a acumulação com outro emprego e vários dos jornalistas 
recrutados mantiveram os antigos postos de trabalho. A prática do duplo e por 
vezes triplo emprego em jornais concorrentes era habitual na época e não era 
sancionada do ponto de vista ético, desde que os horários fossem compatíveis.  
Miguel Urbano Rodrigues (2002) conta nas suas memórias que, tendo aceite 
ser chefe de redacção do Diário Ilustrado, lhe pareceu natural manter o posto 
no Diário de Notícias. Perante a recusa da administração do Diário de Notícias, 
recusou-se a optar e acabou sendo demitido com o argumento de 
“incompatibilidade de tarefas”. Miguel Urbano Rodrigues não era ainda 
comunista. Trabalhava como redactor no Diário de Notícias, jornal oficioso do 
regime. O seu perfil, de um jornalista experiente, ex-colega de liceu do director, 
embora jovem (tinha 32 anos) e desafecto ao regime, pareceu adequado aos 
proprietários para conduzir a equipa do novo diário.  
Alguns jornalistas mais velhos “davam segurança à redacção”, refere Veiga 
Pereira, outro dos redactores que integraram a equipa inicial. Era o caso de 
Metzer Leone (repórter já muito conhecido na altura e assumidamente de 
direita) ou Artur Alpedrinha.   
Na sua maioria, porém, eram jovens sem muita ou mesmo nenhuma 
experiência (Vítor da Cunha Rego, por exemplo, fez aqui a sua estreia 
jornalística). Da redacção faziam ainda parte, entre outros, José Manuel 
Tengarrinha e Veiga Pereira (vindos do República), Daniel Filipe (com 



 6

colaborações dispersas, ficou como correspondente no Porto), Adelino Tavares 
da Silva, Renato Boaventura, Manuel Bessa Múrias, Nuno Rocha, Roby 
Amorim, Mateus Boaventura, Trabucho Alexandre, João Alves das Neves, 
Jorge Tavares Rodrigues, Miguel Serrano. No Arquivo, Tomás Ribas, um 
homem de cultura que viria a ganhar nome. 
José Manuel Tengarrinha resume o espírito que animava este grupo: “Não 
havia lá nenhum jornalista do “realizou-se ontem”. Procurávamos uma maneira 
de focar o acontecimento e dar a notícia de uma forma que não era habitual na 
imprensa e que, se estivéssemos noutro jornal, o chefe de redacção não teria 
gostado e teria mandado para trás, pedindo que se redigisse de uma forma 
normal. Ali havia uma inteira liberdade que era estimulada pelo Miguel Urbano 
Rodrigues e que se apoiava no nível intelectual e cultural do corpo redactorial”.  
Roby Amorim corrobora: “Os outros jornais tinham entrado num rame rame 
onde não havia criatividade, ninguém estava disposto a tentar fazer o que quer 
que fosse de novo ou a pensar em qualquer coisa. Não era preciso penar, era 
o dia-a-dia normal, sem qualquer interesse. No Diário Ilustrado isso não 
aconteceu porque se queria impor o jornal, porque éramos jovens e queríamos 
fazer coisas. Fez-se mesmo reportagem a sério. Tentou-se ir ao fundo das 
coisas, lutar contra a Censura”. 
Foi, como se lê numa pequena reportagem de rua contendo as impressões dos 
leitores acerca do primeiro número, “um jornal feito por jovens que traz a 
mensagem de uma geração que ainda não teve oportunidade de se manifestar 
de uma forma válida”. 1 
O que distinguia, afinal, estes jovens e qual era a sua mensagem? Vários 
factores. Um deles era a sua relativamente elevada (para o padrão da época) 
preparação académica. Entre os redactores, vários eram mesmo licenciados ou 
tinham frequência universitária. Muitos eram da oposição e repudiavam o 
fascismo, embora fosse muito diverso o grau de consciência política. Queriam 
desafiar a Censura e usar a imaginação para escrever textos jornalísticos, em 
vez de repetir fórmulas velhas e gastas. Encontraram no DI um espaço onde 
isso era, não só possível, como estimulado. É exemplar a forma como Miguel 
Urbano Rodrigues conta como pediu a Adelino Tavares da Silva que fosse ao 
Palácio de Queluz [onde a rainha Isabel II ficou hospedada quando visitou 
Portugal em 1957] e trouxesse de lá uma reportagem: “Escreve uma coisa no 
teu estilo. Diferente!” (2002:105). 
Ruben de Carvalho apelida o grupo de jornalistas que lançou o DI de geração 
MUD2: “Os que nos anos 60 ainda estavam nos jornais concentravam-se quase 
todos no DI porque, de certa forma, foi a primeira vez que um grupo económico 
resolveu investir na comunicação social. É um jornal que tecnicamente se 
afirma de vanguarda, tem cor. A empresa teve a iniciativa de comprar 
máquinas de escrever para todos os jornalistas. Faziam-lhes um desconto 
irrisório no ordenado. Quando o jornal deu com os burrinhos na água, isso 
determinou as agulhas da maioria dessa geração, que foi para a publicidade, 
foi acabar cursos ou foi para o ensino. Já eram poucos os que sobravam nos 
vespertinos quando chegou a segunda leva, posterior a 1961/62”.  

                                                 
1 Diário Ilustrado, 3 de Dezembro de 1956, pág. 8.  
2 MUD: sigla de Movimento de Unidade Democrática, criado em 1945 por um leque 
diversificado de oposicionistas ao regime, mas em que o PCP tinha uma influência 
preponderante. Ilegalizado no fim da década, teve, apesar de tudo, continuidade no MUD 
Juvenil durante a década seguinte. 



 7

As qualidades de escrita dos redactores foram potenciadas de duas maneiras: 
ou escrevendo de forma diferente, com muito sentido de humor, ou apostando 
em géneros pouco frequentes na imprensa portuguesa, como a reportagem e a 
entrevista. José Manuel Tengarrinha concretiza: “Havia dois ou três jornalistas 
mais velhos que faziam um tratamento mais sério da notícia, não eram para 
grandes voos imaginativos. Mas a maior parte era gente muito nova, cheia de 
sangue na guelra, dizendo coisas muito irreverentes”. 
As reportagens eram frequentes. Qualquer pedaço de prosa mais importante 
era habitualmente assinado, com excepção das notícias. Sempre que o jornal 
mandava enviados especiais para cobrir qualquer acontecimento, esse factor 
era valorizado com chamadas na primeira página, muitas vezes até com 
fotografias dos jornalistas. Havia espaços de crónica regulares assinados pelos 
redactores.  
Veiga Pereira afirma que “o desejo era fazer um jornalismo de autor”. Numa 
nota assinada “a redacção” e publicada no quinto número lê-se: “Faremos um 
jornal moderno PORQUE O QUEREMOS. Para lá das secções em que 
trabalhamos, todos sentimos que este é o nosso jornal. Estamos prontos a dar 
por ele todo o calor da nossa juventude, toda a inquietação do sangue que nos 
corre nas veias, toda a nossa profunda e inabalável vontade de dizer a 
verdade” 3.  
O texto reage ainda de forma bem-humorada a comentários de leitores. 
“Somos tudo: comunistas para uns, fascistas para outros, monárquicos 
disfarçados, democratas, liberais, a nova secção jornalística encapotada da 
União Nacional. Quanto à nossa filiação política, há no Diário Ilustrado gente 
de tendências diversas mas que convive sem necessidade de renegar a sua 
condição de portugueses”. Embora todas as redacções portuguesas fossem, 
quase sempre, uma amálgama idêntica de filiações e sensibilidades, não era 
habitual que os jornalistas admitissem as suas diferenças com este 
desassombro.  
 
A importância da fotografia 
 
Desde a sua fundação que o Diário Ilustrado apostou nos repórteres 
fotográficos, reconhecendo-lhes a mesma importância dos redactores, 
contrariando assim a prática da época que tendia a considerar os membros 
desta categoria profissional, pior remunerada do que as restantes (o salário do 
repórter fotográfico era equivalente ao do repórter e não ao do redactor), como 
figuras menores da redacção.  
A grande maioria dos repórteres fotográficos possuía menor preparação 
escolar do que os redactores e integrava várias redacções, partilhando as 
fotografias, frequentemente as mesmas, por vários jornais. A lógica do biscate 
que enfermava uma boa parte do jornalismo era ainda mais notória no que diz 
respeito à fotografia, que constituía um universo cultural e corporativo muito 
particular, com regras distintas daquelas que eram aplicadas ao conjunto da 
redacção. No jargão da época, os bate-chapas iam aos sítios fazer bonecos, 
quase sempre da mesma maneira e as imagens eram bastante secundarizadas 
no arranjo gráfico dos jornais.  

                                                 
3 Diário Ilustrado, 6 de Dezembro de 1956, pág. 7. 



 8

A conquista de um lugar de repórter fotográfico, a categoria profissional que 
correspondia a maior experiência dentro da área da fotografia, era penosa e 
demorada, sendo primeiro necessário subir os patamares de fotógrafo 
estagiário e depois fotógrafo. Até final da década de 50, a presença de 
fotógrafos nos quadros redactoriais era reduzida, sinal de que os jornais pouca 
importância atribuíam à fotografia. O Diário de Notícias, diário de maior 
tiragem, tinha quatro fotógrafos em 1960; o Diário Popular começou a década 
com dois e termina com quatro; o Diário de Lisboa funcionava apenas com um 
e o República contratou o seu primeiro fotógrafo em 1968 (Cabrera, 2006: 168-
169).  
A inversão deste modo de ver e pensar vai ser, justamente, um dos trunfos do 
Diário Popular a partir de meados da década de 60. Mas, no Diário Ilustrado, 
essa preocupação esteve presente desde o início. José Manuel Tengarrinha 
considera que o grupo inicial do DI, constituído por Firmino dos Santos e João 
Ribeiro, a que depois se juntaram Eduardo Baião e a seguir Eduardo Gageiro, 
“era a melhor equipa de repórteres fotográficos dos jornais”.  
Apesar deste reconhecimento, folheando o jornal, verificamos que a maioria 
das fotografias continua a ser publicada sem assinatura. Mas isso é uma 
situação com explicações diversas, uma das quais será o próprio interesse dos 
fotógrafos em manterem-se anónimos, já que era habitual vender a mesma 
fotografia a vários jornais concorrentes e ainda a agências noticiosas, incluindo 
as estrangeiras. Não existia com o principal jornal empregador qualquer laço 
contratual que obrigasse à exclusividade das imagens.  
No DI, não só existia a prática de integrar os fotógrafos nas equipas de 
reportagem (o conceito de reportagem fotográfica só verdadeiramente se 
consolidará na década de 60 em alguns jornais e, depois, nas revistas Flama e 
O Século Ilustrado) como as chefias procuravam gerir e articular da melhor 
forma as competências específicas de cada um, sinal de que estes 
profissionais eram vistos como tendo um estilo e uma assinatura, exactamente 
como qualquer redactor. Fazendo justiça ao nome, o Diário Ilustrado tinha 
usualmente a última página integralmente ocupada com fotografias.  
José Manuel Tengarrinha recorda que, nas reportagens da Volta a Portugal em 
bicicleta, por exemplo, mandavam sempre Firmino dos Santos e João Ribeiro 
porque, enquanto o primeiro era o especialista dos momentos-chave e dos 
instantâneos, o segundo era mais um fotógrafo de composição e por isso “se 
completavam muito”. Segundo Tengarrinha, Eduardo Baião e Eduardo Gageiro, 
recrutados em 1957 e 1958, tornar-se-ão dois dos fotógrafos portugueses mais 
importantes dos anos 60 e 70, mas já nessa altura “havia um grande 
reconhecimento da grande qualidade deles como jornalistas e como artistas”.  
O mundo da fotografia regia-se por regras conviviais muito duras que 
chegavam a ser hostis para os iniciados. Eduardo Gageiro conta como lhe foi 
difícil entrar para o Diário Ilustrado, a sua primeira experiência numa redacção: 
“Entrei através de uma cunha do director, Carlos Branco”. Uma vez recrutado, 
as barreiras mantiveram-se: “Os fotógrafos que já lá estavam bloqueavam as 
entradas e nunca me distribuíam serviço. A fotografia era um meio muito 
fechado, nada receptivo aos mais novos nem a qualquer tipo de inovação”.  
Passou os primeiros tempo no laboratório, amargurado, “a revelar as 
fotografias dos outros”. Até que um dia não havia mais nenhum fotógrafo na 
redacção e “chamaram-me para fazer uns retratos de um escritor que já não 
me lembro o nome para o suplemento literário. Em vez da flashada habitual, 



 9

pedi que posasse para mim, em vários locais. As fotografias surpreenderam e 
nunca mais parei”.  
Eduardo Gageiro reconhece a vitalidade do DI no que respeita à fotografia: “Em 
geral, a qualidade fotográfica dos jornais portugueses era medíocre. No DI 
havia o cuidado e a sensibilidade de respeitar a fotografia”.  
Um dos grandes acontecimentos que, logo nos primeiros meses de existência, 
pôs o jornal à prova, foi a visita da rainha Isabel II de Inglaterra a Portugal, 
ocorrida em Fevereiro de 1957, que propiciou ao jornal fotografias 
espectaculares. 
Com excepção do República, fiel aos pergaminhos republicanos e portanto 
nada entusiasta da visita da soberana inglesa, todos os jornais portugueses 
aderiram em massa a este acontecimento, concedendo-lhe durante largos dias 
a quase totalidade das suas páginas, fazendo publicar números especiais e 
correspondendo às expectativas do regime, que queria (e conseguiu) 
transformar a visita régia numa bem orquestrada operação de propaganda 
politica, celebratória das virtudes do país (hospitaleiro, ordeiro, entusiasta) e do 
regime (aliado da mais velha democracia do mundo, parceiro respeitável de 
uma grande nação como a Inglaterra, anfitrião impecável e sofisticado).  
Bem consciente de que “a imagem da velha aliança com a Inglaterra era 
cultivada pelo fascismo que aproveitava todas as oportunidades para apagar 
da memória o namoro que mantivera com o Reich hitleriano até meio da 
guerra” (Rodrigues, 2002:107), a direcção editorial do jornal seguiu uma 
estratégia de cobertura do acontecimento mais jornalística e menos política: “O 
que mobilizou a imaginação e a vontade de grande parte do colectivo do DI foi 
a visita em si como acontecimento jornalístico”. 
O Diário Ilustrado desvalorizou propositadamente os aspectos políticos, 
diplomáticos e históricos do evento, evitando assim ter de reproduzir a 
ideologia do regime em longos e maçadores (pelo tom pedagógico e pseudo-
instrutivo) artigos de fundo, e apostou no lado festivo e popular que envolveu a 
preparação da vinda e estadia da rainha.  
O jornal distribuiu repórteres, chamando-lhes “enviados especiais”, em todo o 
lado onde a rainha era esperada (Roby Amorim na Batalha, Nuno Rocha na 
Nazaré, Renato Boaventura em Alcobaça, Vítor Cunha Rego em Vila Franca de 
Xira, Adelino Tavares da Silva em Queluz, Carlos Eurico da Costa num navio 
de guerra britânico) e de todos estes locais eles enviaram reportagens (pelo 
telefone, como o jornal sublinhava) contendo detalhes pitorescos, frescos, 
humanos, por vezes irónicos. 
Um exemplo é a fotografia em grande formato da cama onde Isabel II dormiu 
com o Duque de Edimburgo, quando ambos se encontraram no Palácio de 
Queluz para pernoitar, após uma longa separação.4  
Miguel Urbano Rodrigues conta como essa fotografia, bem como as imagens 
reveladoras dos estragos causados pelo temporal que se abateu sobre Lisboa 
na véspera da chegada da rainha, destruindo palanques, bandeirinhas e 
demais enfeites que engalanavam as ruas da capital, irritaram profundamente o 
director da Censura, coronel Larcher, que o advertiu: “Trate de ser mais 
cauteloso em circunstâncias semelhantes” (2002:106). 

                                                 
4 O duque chegou a Setúbal de barco depois de quatro meses de viagens marítimas por terras 
do império britânico e só ai se encontrou com a rainha, que aterrou na base aérea do Montijo 
vinda de Londres.  



 10

Aquele antigo chefe de redacção considera que, devido às múltiplas cachas, 
obtidas graças a uma bem concertada logística, e pela velocidade na 
transmissão de informações (o jornal inventou esquemas quase mirabolantes 
para ultrapassar os outros jornalistas, que viajaram sempre em grupo, bem 
aferroados a rígidas regras protocolares), “a visita da rainha britânica ficou a 
assinalar a maioridade do Diário Ilustrado. A nossa cobertura do acontecimento 
foi de longe a melhor” (2002: 106). 
Não se repetiu a oportunidade de pôr a equipa inicial do Diário Ilustrado a 
mexer assim colectivamente, num esforço de reportagem em várias frentes que 
mobilizou quase todos. Pouco depois, rebentou a crise que haveria de desfazer 
a redacção e quebrar o espírito combativo do jornal. 
 
O fim do sonho 
 
É João Ribeiro, um dos repórteres fotográficos que integraram a equipa inicial, 
quem diz: “O DI durou sete anos. Mas só foi jornal um ano”. Embora tivesse 
sobrevivido (agonizado, acrescenta João Ribeiro) até 1963, a crise da 
Primavera de 1957 provocou a saída simultânea de um terço da redacção e 
marcou o início de um novo rumo, mais conservador. Manuel Nunes Correia 
assumiu o cargo de director, nos primeiros tempos ainda secundado por Ayalla 
Monteiro, um antigo diplomata, na qualidade de director-adjunto. 
Aparentemente, a escolha também não funcionou e de 1958 em diante o DI 
passou a ter na direcção apenas aquele dos irmãos proprietários.  
O jornal procurou recuperar, mantendo o mesmo aspecto gráfico, continuou a 
apostar na reportagem, valendo-se de alguns repórteres que tinham 
permanecido (como Roby Amorim e Trabucho Alexandre) e numa cobertura 
não subserviente da política, sobretudo nos momentos em que a Censura 
abrandava, como durante a campanha eleitoral para as eleições presidenciais 
de 1958.  
O DI soube trazer para as suas páginas a exaltação e a alegria popular que as 
declarações bombásticas do general Humberto Delgado sobre o regime 
estavam a provocar no país. Mas uma boa parte da magia inicial tinha-se 
perdido. Já não havia as crónicas do Porto enviadas por Daniel Filipe. Já não 
havia a “Sinfonia do Quotidiano”, um espaço de crónica escrito por vários 
redactores, onde Adelino Tavares da Silva brilhou tantas vezes com 
observações desarmantes sobre detalhes da vida. Já não havia, em suma, 
cartas como aquela que um leitor dirigiu ao jornal, em 15 de Fevereiro de 1957: 
“Aqui vai o que penso do jornal. Acho muito bom. Gosto da “Página do 
Desporto, das reportagens e de tudo. Como sou aqui do Porto não deixo de ler 
os artigos do sr. Daniel Filipe. São muito bons. Às vezes ele escreve com 
palavras que eu não conheço. Digam-lhe que o que ele escreveu sobre o 
“Janina” me trouxe lágrimas aos olhos. A gente pode não perceber, mas a 
verdade é que bole cá por dentro”. 
Havia uma certa ambiguidade de objectivos e intenções no projecto que fez 
nascer o projecto Diário Ilustrado – Porquê? Para quê? O investimento, 
sobretudo em recursos humanos, foi considerável. Decorreu um ano e o jornal 
não se tornou lucrativo. Tudo isso fez crescer a suspeita e a descrença que 
Urbano Tavares Rodrigues, irmão de Miguel Urbano Rodrigues e autor do 
romance Os insubmissos (que conta, em ficção, a história “da mais bela 
aventura jornalística deste período”, nas palavras do escritor) põe na boca do 



 11

personagem Frederico, aquele que (como ele próprio) foi convidado para 
integrar o projecto e recusou: “Mas aquilo que eu duvido, conscientemente, é 
sobretudo da existência de capitalistas tão magnânimos, tão desprevenidos, 
tão pouco capitalistas, como esse Fernandes e o Duarte dos Carvões que você 
arranjou” (2003:29). 
Um crescendo de ressentimentos pessoais e decepções financeiras deve 
provavelmente ter estado na inopinada decisão de Lucas de Sousa, o 
administrador-delegado que um dia decidiu instaurar um processo disciplinar 
ao sub-chefe de redacção, Carlos Eurico da Costa, acusando-o de “roubar 
chumbo na tipografia”.   
Esse facto surpreendeu o próprio, de folga, na casa da Ericeira, para onde ia 
pescar, usando “desperdícios de chumbo” que efectivamente tirava da 
tipografia da Casa Portuguesa, onde o jornal era impresso, mas que não 
constituíam nenhum furto. Apesar dos protestos, a decisão final foi o 
despedimento, alegando justa causa.  
Porque haveria de ser aquele redactor, experiente, que viera do Diário de 
Lisboa, a sofrer a ira dos “bons capitalistas”? Adelino Cardoso, que na altura 
era jornalista na República, responde: “Não sei. Ainda hoje estou para 
perceber. Alguém deve ter soprado que ele era comunista e quiseram tramá-
lo”. Também Maria Antónia Palla escreveu, sem adiantar pormenores, que “na 
origem da crise esteve o facto de a administração desejar imprimir ao jornal 
uma orientação favorável ao salazarismo, que a redacção não aceitou” (Palla, 
1989:210). 
Adelino Cardoso recorda ainda que a saída dos companheiros foi muito 
comentada entre os jornalistas e gerou solidariedades, amigos tratando de 
arranjar empregos para quem ficou de repente sem trabalho. O desfecho 
confirmava o cepticismo de Carlos Luís, outra personagem de Os Insubmissos 
que, ao ouvir o seu amigo Ernesto contar-lhe entusiasmado os planos de um 
novo jornal, “teve naquele momento a deslassa intuição, a suspeita (errada, 
teimava ele contra essa suspeita, errada) de que Ernesto vogava a todo o pano 
no azul de uma utopia “ (2003:31). 
José Manuel Tengarrinha, um dos demissionários e dos poucos que, na altura, 
já era assumidamente comunista e desenvolvia actividade política clandestina, 
recorda a crise: “Foi uma atitude quixotesca e, se calhar, irreflectida. O Miguel 
[Urbano Rodrigues] não tinha experiência política, inflamou-se muito e arrastou 
a redacção”. Lembra, com ironia, como a direcção do Partido Comunista 
Português lhes fez fortes críticas: “Eles acharam que, ao sairmos daquela 
maneira, nos portamos como uns meninos irreverentes que não sabem como é 
difícil ganhar a vida”. 
José Manuel Tengarrinha voltou ao DI em 1959, como redactor principal e 
depois como chefe de redacção. Embora tivessem regressado com ele alguns 
nomes do antigamente, como Renato Boaventura e Nuno Vieira, Tengarrinha 
considera que a redacção “já não era tão explosiva, era mais madura”.  
A chefia de Tengarrinha não foi pacífica e acabou por culminar na sua prisão, 
em Dezembro de 1961, em plena redacção, de onde foi levado com grande 
aparato por vários agentes armados, directamente para a sede da PIDE e daí 
para a prisão de Caxias. Quando regressou, em Janeiro de 1962, o seu nome 
estava queimado para a profissão de jornalista, que não pode voltar a exercer. 
Isso mesmo lhe foi explicado, face a face, por um lamentoso mas impotente 



 12

Manuel Correia, quando Tengarrinha, vindo da prisão, tentou recuperar o seu 
antigo emprego.  
Para trás ficaram algumas ousadias que começaram com a corajosa cobertura 
jornalística das eleições legislativas de 1961, muito participadas e vivas, 
prosseguiram com a prática de deixar “buracos” nas notícias que a Censura 
cortava e terminaram com a publicação, na primeira página, de um dos 
panfletos assinados por Henrique Galvão e Humberto Delgado, apelando à 
sublevação popular, lançados sobre Lisboa (e apanhado na rua por um dos 
redactores) em Novembro de 1961 por um avião da TAP que fazia a carreira 
Casablanca-Lisboa, desviado pelo oposicionista Palma Inácio.  
A Censura não perdoou esse desafio. “O jornal foi pesadamente multado e o 
Manuel Correia foi chamado ao Salazar. Nessa altura percebi que Salazar 
dirigia directamente a Censura, ele próprio presidia às reuniões, quer através 
do director da PIDE, quer dos inspectores que lhe davam informações”.  
Depois deste episódio, os irmãos Correia não arriscaram mais: passaram a 
dirigir um jornal mansinho, que morreu aos poucos. Na véspera do 
encerramento, era feito heroicamente (ou loucamente) apenas por dois 
jornalistas: Trabucho Alexandre e Dinis Machado.  
Tinham definitivamente terminado aqueles dias em que, a propósito da 
atribuição dos prémios mensais de reportagem (a administração distinguia 
mensalmente a melhor reportagem, atribuindo ao redactor um prémio 
pecuniário), alguém escreveu: “O nosso jornal é diferente. Não queremos fazer 
um diário de tesoura e cola mas combater pela verdade e pela justiça, 
descobrir e, agitando problemas, encontrar soluções. Temos, por nós, 
juventude e entusiasmo ilimitados. Temos vontade de acertar. E temos ainda, 
porque unidos nunca seremos demais, a noção do dever que deve nortear 
qualquer jornal digno deste nome: a camaradagem total e o respeito pela 
opinião dos outros”.5  
 
 
 
Fontes e Bibliografia citadas: 
 
Entrevistas realizadas pelos autores com antigos jornalistas do Diário Ilustrado 
e de outros jornais; Cabrera, Ana (2006): Marcello Caetano: Poder e Imprensa, 
Lisboa, Livros Horizonte; Palla, Maria Antónia (1989): “A renovação da 
imprensa, apesar da censura”, in Portugal Contemporâneo, António Reis 
(Direcção), Lisboa, Publicações Alfa, pp. 207-220; Rodrigues, Miguel Urbano 
(2002): O Tempo e o Espaço em que Vivi, I – Procurando um Caminho, Porto, 
Campo das Letras. 
 

                                                 
5 Diário Ilustrado, 1 de Fevereiro de 1957, pág. 6. 


