
 1

O Impacto da Assinatura do Tratado de Roma na Imprensa Portuguesa da 
Época, Conferência apresentada por Adelino Gomes (Público)* – Recensão 
crítica, por Rita Correia. 
 
Há claramente uma minimização do acontecimento − é, em síntese, a 
conclusão a que Adelino Gomes, jornalista do Público, chegou, depois de 
consultar um leque de periódicos que seleccionou com a preocupação de que 
reflectissem todas as “correntes” de opinião. Manifestação ténue, obviamente, 
porque sob o regime do Estado Novo, com os seus mecanismos de censura, 
falar de “opinião” é um sofisma.  
 
Daquele corpus de investigação fizeram então parte os jornais: Diário Ilustrado, 
Diário de Lisboa, Diário da Manhã, Diário de Notícias, Diário Popular, Jornal do 
Comércio, República, O Século; e as revistas Vida Mundial e Seara Nova. 
Através deles, Adelino Gomes procurou, em primeiro lugar, dar alguma 
definição à imagem que tinha do país e do mundo em 1957.  
 
Essa focagem, que considerou o pormenor − a oferta das salas de cinemas e 
de teatro − e o panorâmico − os “grandes” temas nacionais e internacionais −, 
revelou-lhe o «êxito colossal» do filme Guerra e Paz, com Audrey Helburn, 
Henry Fonda e Mel Ferrer, e um Cantinflas na Ribalta, com Christiae Martol; o 
Benfica campeão nacional 1956-57 e muitas outras notícias do «foot-ball»; o 
recenseamento para as eleições da Assembleia Nacional; a reabertura do 
canal de Suez; os conflitos do Médio Oriente; o Encontro nas Bermudas entre o 
Presidente Eisenhower, dos EUA, e o 1º Ministro Britânico, MacMillan, para 
afinar uma estratégia global de defesa, entre outras. Um quadro noticioso com 
muitas semelhanças com o que encontramos hoje - comentou. 
 
Voltando ao plano nacional. Adelino Gomes fez questão de sublinhar a 
insistência no tema da visita de Isabel II. Já havia passado mais de um mês 
desde que a rainha deixara o país, mas pelas páginas da maioria dos 
periódicos continuava a ecoar todo o salsifré provocado pela sua passagem. 
Além de outras notícias com ela relacionadas, como a que é apresentada pelo 
Jornal do Comércio, no dia 25 de Março, e que assinala a presença do Chefe 
de Estado, Craveiro Lopes, do Presidente do Concelho, Oliveira Salazar, e de 
uma série de ministros e outras personalidades numa sessão do recém-
estreado filme de António Lopes Ribeiro sobre a visita de Isabel II. Na mesma 
página há uma breve notícia sobre a assinatura do Tratado que se verificava 
nessa mesma data. Um caso que exemplifica de forma contundente um dos 
constrangimentos do jornalismo: o de nem sempre reflectir a real importância 
dos acontecimentos, pecando quer por excesso, quer por defeito.  
 
A forma minimizadora como a imprensa tratou a Assinatura do Tratado de 
Roma decorre, entre outros, dos seguintes aspectos: 
 

i) da ausência de “um olhar português”, ou seja, do facto de nenhum 
repórter nacional acompanhar de perto o momento;  

                                                 
* Conferência apresentada no âmbito do Colóquio O Tratado de Roma, 50 Anos Depois 
(1957-2007), 2.ª Comunicação (Hemeroteca Municipal de Lisboa, 22 de Maio de 2007) 



 2

ii) da grande maioria das notícias, de natureza predominantemente 
informativa, resultar de traduções de textos de agências e jornais 
estrangeiros;  

iii) da falta de diversidade e originalidade da informação que é prestada 
ao público;  

iv) de um acompanhamento irregular do acontecimento, quer no tempo, 
quer no destaque e profundidade. 

 
Da análise comparativa entre os títulos pesquisados, Adelino Gomes não 
deixou de sublinhar a surpresa que lhe causou o República pela forma tardia 
como tratou o tema: a primeira notícia surge só a 31 de Março, ou seja 5 dias 
depois da assinatura do Tratado. Surpresa também na forma como o Diário da 
Manhã, o jornal do regime, abordou o assunto, com o mesmo tipo de notícias 
que eram publicadas nos outros jornais diários (Diário de Notícias, O Século, 
entre outros), sem opinião. Já o Jornal do Comércio foi, na sua opinião, o que 
deu mais relevo ao assunto pela forma continuada com se lhe referiu. 
Destaque ainda para o Diário Ilustrado, reputado como o mais “moderno” − 
espécie de “Público” da época, comentou − porque foi o único que apresentou 
uma notícia redigida por jornalistas portugueses. 
 
Quanto às razões que podem explicar esta situação, Adelino Gomes, avançou 
algumas hipóteses, mas cuja validade e relevância deverá ser confirmada com 
um estudo mais minucioso. A censura é a que de imediato ocorre, mas não 
explica o facto de as notícias serem praticamente “iguais”.  
 
Há também que considerar a auto-censura resultante da indefinição sobre qual 
a perspectiva “politicamente correcta”. De facto, embora o regime tivesse 
optado pela não assinatura e, por outro lado, estivesse a negociar com outros 
países − Inglaterra, Áustria, Dinamarca, Noruega, Suécia e Suíça − a criação 
da Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA), não assumia uma posição 
hostil face à CEE. O que explica o tom neutral da abordagem jornalística do 
Diário da Manhã, igualmente adoptado pelo Diário de Notícias e também 
perceptível n’O Século.  
 
Ao déficite de notícias no jornal República talvez não seja alheia a indefinição 
que reinava na oposição republicana e liberal quanto à questão europeia. Com 
efeito, esta não estava devidamente esclarecida, não havia uma posição 
“oficial” sobre o assunto e, por outro lado, a questão europeia não era, nesta 
altura, uma prioridade política, tanto mais que a oposição já estava fortemente 
empenhada na candidatura do general Humberto Delgado à presidência da 
República, cujas eleições estavam agendadas para o ano seguinte. Corrobora 
esta hipótese o facto de todas as edições do República apresentarem artigos a 
incentivar o recenseamento da população. 
 
Já o tratamento jornalístico que o Jornal do Comércio e Comércio do Porto 
dispensam à assinatura do Tratado de Roma poderá traduzir o posicionamento 
das elites económicas face à questão europeia e às possibilidades que a 
constituição de um mercado comum poderia trazer para os seus interesses. 
 
Lisboa, 24 de Maio de 2007. 


