Recortes de imprensa:

"Spínola disposto a afogar Portugal num mar de sangue".
 O Diário, 7 de Abril de 1976, pp. 1, 24.

"Spínola caiu em armadilha de jornalista?".
 Jornal Novo, 7 de Abril de 1976, p. 6.

"Spínola pode ser expulso da Suíça".
Diário de Lisboa, 8 de Abril de 1976, p. 6.

"Alguns sinais de desestabilização. Iniciativas estranhas que vão de manifestações duvidosas a certas «revelações» da «Stern»".
O Dia, 8 de Abril de 1976, pp. 1, 20.

"Spínola expulso pelo governo Suíço. « diário» inicia hoje a publicação da reportagem da «Stern»".
 O Diário, 9 de Abril de 1976, pp. 1 e 5.
Continua com "Spínola devolvido ao Brasil", 10 de Abril de 1976, pp. 1, 3-5 e 18.

"A reportagem que deu escândalo. Como foi desvendado o segredo de Spínola (Exclusivo: Texto integral Stern/O Jornal)".
O Jornal, 9 de Abril de 1976, pp. 1, 16-19.

"Spínola voltou ao Brasil. «Continuarei a bater-me em favor duma autêntica democracia pluralista tal como é entendida nos países livres da Europa» - afirmou a «O Dia» o ex-presidente ao deixar a Suíça".
O Dia, 10 de Abril de 1976, pp. 1 e 20.

"Ramalho Eanes a propósito da reportagem da «Stern» (e não só): «Esta campanha visa realmente causar perturbação»"; "Armadilha montada a Spínola igual (ao contrário) à da PIDE a Humberto Delgado - diz Dias Lourenço, director do «Avante»".
Diário Popular, 10 de Abril de 1976, pp. 1, 12-13.

"Spínola volta ao Brasil e gravação parece fidedigna" ; "Spínola envolvido em escândalo: O «affaire Wallraff» ou um xeque a três oficiais generais", por Marcelo Rebelo de Sousa.
Expresso, 10 de Abril de 1976, pp. 1-2, 12.

"Morais e Silva e o «golpe»: Spínola não se meteria numa aventura dessas".
O Dia, 12 de Abril de 1976, pp. 1, 20.

"E agora? Milhões de alemães ouviram Spínola", crónica do enviado especial Ribeiro Cardoso.
O Diário, 13 de Abril de 1976, pp. 1, 9.

"Segundo o «Le Monde»: «Caso Spínola» poderá ter efeitos políticos na RFA".
Diário de Lisboa, 14 de Abril de 1976, p. 20.

"Um artigo «censurado»... e as meias verdades da «Stern».
O País, 16 de Abril de 1976, p. 24.

"Entrevista com, o repórter que desmascarou Spínola: «Uso os métodos da CIA e do KGB mas não sou espião»", por Joaquim Letria, enviado especial em Hamburgo.
O Jornal, 14 de Abril de 1976, pp. 1, 8-9.

"Spínola: os «golpes» do «golpe», por Fernando Dil.
O Século Ilustrado, 16 de Abril de 1976, pp. 56-57.

A DESCOBERTA DE UMA CONSPIRAÇÃO : A ACÇÃO SPÍNOLA
Günter Wallraff e Hella Schumberger

A ausência de reações imediatas na imprensa à notícia do Diário Popular é, de certa forma, surpreendente, atendendo a que estávamos em vésperas das eleições para os órgãos de soberania (Assembleia, Presidência da República e Autarquias). O facto de a data de publicação coincidir com a do “dia das mentiras” e de os boatos proliferarem naqueles tempos revolucionários poderá ter suscitado alguma cautela ou reserva. Mas depois da reportagem de Wallraff ter sido a publicada na Stern (a 6 de Abril), despertando não só o interesse da imprensa estrangeira, como causando alguma agitação e desconforto entre as autoridades suíças e alemãs, em cujos territórios Spínola e os seus apoiantes procuraram angariar apoios, foi impossível manter o silêncio.

Spínola acabou mesmo por ser expulso da Suíça, o que o levou até ao Brasil. E toda esta sequência de acontecimentos ganhou visibilidade na maioria dos jornais portugueses de grande informação: reproduziram a reportagem da
Stern ou trechos dela, enviaram repórteres à Alemanha e abriram espaço ao comentário e à opinião, refletindo as leituras divergentes que emanavam dos meios político-partidário, institucional, militar e social

3/5

© 2018 | Hemeroteca Municipal de Lisboa