"Abriram-se as portas da esperança"
, por Vera Lagoa.
País, 2 de Julho de 1976, pp. 1 e 9.

"Vera Lagoa voltou a Tribunal".
O País, 2 de Julho de 1976, pp. 7, 19, 22-23.

"Um julgamento discutido. Alegações de Vera Lagoa". O País,
9 de Julho de 1976, p. 8.

"Senhor Presidente, merece o meu respeito". O País,
23 de Julho de 1976, pp. 1 e 9.

"«Os revolucionários"
que eu conheci..." O País, 30 de Julho de 1976, p. 1.

REVOLUCIONÁRIOS QUE EU CONHECI
Vera Lagoa

No mês de Julho, as figuras e os temas em destaque n’O País foram a eleição do General Ramalho Eanes para a presidência (a quem Vera Lagoa rendeu uma entusiástica homenagem e brindou, com uma carta amistosa e reconfortante: "Sr. Presidente, merece o meu respeito") e a própria diretora do jornal, Vera Lagoa, que entretanto fora julgada no Tribunal da Boa Hora por acusação de injúrias ao anterior chefe de estado, o General Costa Gomes, num artigo de opinião intitulado "Perdi-lhe o respeito, Sr. Presidente" que publicara, em Setembro de 1975, no semanário O Tempo.

No final de um mês tão intenso, O Pais voltou a anunciar, na primeira página, a publicação das crónicas "Os revolucionários que eu conheci…”, sublinhando o seu propósito "amplamente construtivo" e desafiando os leitores a participar enviando quaisquer elementos que tivessem na sua posse de modo "aumentar o manancial de documentação que serve já de base ao muito que está escrito."