Índice de autores - nota explicativa

Pela importância que esta nova ferramenta assume na recuperação de informação, justificam-se algumas notas sobre o que este índice é, sobre o que será e sobre o que não pretende ser.

O índice de autores da Hemeroteca Digital reúne os autores com colaboração nas colecções digitalizadas disponíveis na Hemeroteca Digital. Não é um índice de autores das publicações periódicas portuguesas, mas apenas das que integram a nossa colecção digital.

Os autores foram indexados de acordo com a forma estabelecida no catálogo bibliográfico das BLX, incluindo datas de nascimento e morte (quando conhecidas), tendo sido feitas remissivas a partir do primeiro nome próprio e de todos os apelidos, bem como dos pseudónimos para os nomes reais, quando identificados.

Sempre que possível, foi especificado o tipo de participação do autor: colaboração artística, fotográfica, ou colaboração (não adjectivada), que pressupõe colaboração literária. Quando é o caso, foi indicada a função específica desempenhada na publicação: director, proprietário, administrador, editor, redactor, ou outra.

A ligação dos autores é feita à página inicial da(s) colecção(ões) em que colabora, e não às páginas dos conteúdos que assina.

Do Índice de autores constam neste momento cerca de 2000 entradas. De todas as colecções que integram a Hemeroteca Digital foram até ao momento indexados os nomes dos principais responsáveis, dos mencionados na bibliografia consultada e nas fichas históricas produzidas pelos nossos serviços. O levantamento exaustivo dos autores será feito progressivamente, sendo actualizado na lista abaixo o conjunto das colecções já integralmente indexadas. O progresso nesta linha de trabalho será também anunciado na nossa Newsletter quinzenal.

O acesso às listagens de autores faz-se a partir de um abecedário, devendo a partir daí seguir-se as hiperligações, identificadas a azul.

Tendo este instrumento sido pensado para facilitar o acesso à informação contida na nossa colecção, agradecemos toda a colaboração por parte dos seus utilizadores no sentido de o melhorar ou corrigir.

Aceda no botão abaixo:

© 2005 | Hemeroteca Municipal de Lisboa