Efemérides | José Cardoso Pires (1925-1998) | Recursos na Internet

Blogues

Bibliotecário de Babel
José Mário Silva
Manchas, riscos, cortes; Lavagante excelentíssimo; Cecília; Cardoso Pires, uma antecipação.

Ciberescritas
Isabel Coutinho (Público)
O método (e a ternura) de José Cardoso Pires

Lendo Livros
Álvaro B. Marques
LAVAGANTE - de José Cardoso Pires - Ed. Nelson de Matos

Casa Fernando Pessoa
Apresentação do filme Fotogramas soltos das Lisboas de Cardoso Pires, por Inês Pedrosa e António Cunha. [Sexta-feira, 24 de Outubro, 18:30]

Catálogos

Obras de José Cardoso Pires

Base Nacional de Dados Bibliográficos (PORBASE)

Fundação Calouste Gulbenkian

Rede de Bibliotecas Municipais de Lisboa

Documentos sobre José Cardoso Pires

Fundação Calouste Gulbenkian

Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas
Texto dedicado a Cardoso Pires, da autoria de Sofia Lorena de Sousa e de Bruno Miguel de Alcobia Dinis de Castro. Inclui referências às adaptações cinematográficas das obras do autor, bem como o auto-retrato Fumar ao espelho (Publicações D. Quixote, 1991).

Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas
Biografia retirada do Dicionário Cronológico de Autores Portugueses (Vol. V, Lisboa, 1998)

Flanerie and Writing the City in Iain Sinclair’s Lights Out for the Territory, Edmund White’s The Flâneur, and José Cardoso Pires’s Lisboa: Livro de Bordo
por Paul Castro (7 de Fevereiro de 2006) Darwin College, Universidade de Cambridge, Reino Unido. ISSN 1749-9194.

Instituto Camões | Centro Virtual Camões
Texto de Eunice Cabral, com bibliografia activa e passiva.
Contemporary Authors: http://www.instituto-camoes.pt/cvc/literatura/eng/contemporaneos.htm

Letras Libres
Lisboa amanece sin José Cardoso Pires (1925-1998), por Wladir Dupont (Janeiro de 1999)

Palavras de Ouro: Baú de jóias faladas da língua portuguesa
"Neste espaço arrancam-se as palavras do papel e dizem-se, soprando-lhes vida nova, fazendo-as flutuar em sonoras centelhas de luz. Recitar realiza, quebrando o silêncio, aquilo que o silêncio pretende e não consegue." As palavras de ouro de José Cardoso Pires podem ser ouvidas em http://www.estudioraposa.com/index.php/14/07/2006/052-jose-cardoso-pires/

El poder de las palabras

RevelarLX
Rua José Cardoso Pires - "Alta de Lisboa"

Wikipedia

Em Português
Em Inglês

© 2005 | Hemeroteca Municipal de Lisboa