col. Hemeroteca Municipal de Lisboa

PORTUGAL NA GUERRA: revista quinzenal ilustrada (Paris, sete números entre junho e dezembro de 1917) — revista «destinada a documentar a intervenção militar dos portugueses na maior conflagração de que há memória na história da humanidade» (n.º 1, p. 2), foi este o periódico oficial do Corpo Expedicionário Português. Contando com a colaboração literária de nomes de vulto, destacou-se particularmente por ser profusamente «ilustrada com documentos fotográficos do serviço especial junto do Corpo Expedicionário Português em França», serviço esse assegurado por Arnaldo Garcês (1885-1964), o qual acompanhou o esforço militar nacional, por convite de Norton de Matos, desde os treinos de Tancos até ao termo do conflito.

Enquadrado no contingente militar como “alferes equiparado”, foi Arnaldo Garcês um dos primeiros repórteres fotográficos de guerra. A esta documentação gráfica incontornável há a somar o interessante “Diário de Campanha”, do Capitão X, publicado ao longo dos seus números. Note-se, a título de curiosidade, que foram publicados no Rio de Janeiro, entre maio e dezembro de 1916, sete números de um
Portugal na Guerra: revista patriótica ilustrada, de natureza diversa da do que aqui nos ocupa. Toda a breve coleção do presente Portugal na Guerra é um repositório único sobre a participação nacional no conflito. Para saber mais sobre esta publicação, ler, na íntegra, a respetiva ficha histórica.

Pedro Teixeira Mesquita | Lisboa, HML, julho de 2014