Efemérides | Cinquentenário das Eleições Presidenciais de 1958 | Recursos na Internet

arteHistoria
Revista digital (ISSN 1887-4398)
Protagonistas de la Historia Portugal: de la dictadura a la democracia
"En la periferia del mundo, pero con un Imperio y una situación estratégica privilegiada, Portugal presenció desde 1926 un caso de longevidad política sin posible comparación. Oliveira Salazar estuvo en el poder 36 años, en teoría como jefe de Gobierno pero en realidad como dictador."

Assembleia da República
"Na sequência da candidatura do General Humberto Delgado à Presidência da República, em 1958, que mobilizou o apoio de todos os sectores da oposição, Oliveira Salazar viria a anunciar uma revisão constitucional em que aquela eleição deixaria de ser feita por sufrágio directo para passar a fazer-se por um colégio eleitoral, de forma a impedir a eventualidade da eleição de um Presidente da República que não perfilhasse a ideologia do regime." Leia mais nesta página do sítio da AR dedicada ao Parlamento na História Constitucional.

Avante!
Consulte o índice cronológico [1931-1974] em
ou leia as edições:

1.ª quinzena de Maio de 1958 | N.º 254
"Conclusões políticas duma reunião do Comité Central
O salazarismo é o inimigo comum das forças que apoiam as duas candidaturas, a do Sr. Dr. Arlindo Duarte e a do Sr. general Humberto Delgado, que se apresentam em oposição ao candidato fascista."

2.ª quinzena de Maio de 1958 | N.º 255
"
Grandiosas manifestações pela liberdade e a democracia."

1.ª quinzena Junho de 1958 | N.º 256
"
As Eleições presidenciais Grandes Jornadas Vitoriosas de Unidade Anti-Salazarista O Governo, desesperado, recorreu ás mais descaradas arbitrariedades e ao terror."

2.ª quinzena Junho de 1958 | N.º 257
"
Em Braga (...) no dia 1 de Junho, quando era esperado o general Humberto Delgado, 40.000 pessoas concentraram-se para saudá-lo e quando souberam que a sua visita fora proibida manifestaram-se pelas ruas, dando vivas à liberdade e ao general."

Catálogos

Base Nacional de Dados Bibliográficos (PORBASE)

Centro de Documentação 25 de Abril

Fundação Humberto Delgado

Fundação Mário Soares

Rede de Bibliotecas Municipais de Lisboa

Centro de Documentação 25 de Abril Universidade de Coimbra
Glossário 25 de Abril [Associação 25 de Abril]
"Humberto da Silva Delgado, oficial de Aeronáutica, foi um dos negociadores do acordo sobre a Base dos Açores durante a II Guerra Mundial. Foi o fundador da TAP e procurador à Câmara Corporativa em 1951-52."

Centro de Estudos de Pensamento Político do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Governos da Ditadura Nacional e do Estado Novo 1926-1974

Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas
"Humberto da Silva Delgado nasceu em 1906 em Torres Novas. A sua educação passou pela frequência do Colégio Militar, tendo terminado os seus estudos em 1922.Participou activamente no movimento militar de 28 de Maio de 1926, que conduziu mais tarde ao Estado Novo. Anos depois rompeu relações com o regime de Salazar, apresentando-se em 1958 como candidato à Presidência da República, tendo como opositor Américo Thomaz. Após uma campanha eleitoral activa, onde conquistou o apoio popular, acabou por ser derrotado, apesar de tanto ele como a oposição em geral nunca terem aceite os resultados."

Estudos sobre o comunismo [Blogue]
Conheça os eventos e actividades programados para assinalar esta data em

Expresso
"50 anos da campanha presidencial de Maio
Os passos do General Sem Medo
À beira de cumprir meio século sobre a candidatura de Humberto Delgado à Presidência da República que fez tremer Salazar, o Expresso publica fotos inéditas."

Fórum História
40.º aniversário do assassinato do general Humberto Delgado

Fundação Cuidar o Futuro (Arquivo Maria de Lurdes Pintasilgo)

Fundação Humberto Delgado
Pesquise o Arquivo Digital, organizado por áreas temáticas (Estudos e carreira militar; Eleições de 1958; Exílio; Morte; Obra de Humberto Delgado; Documentação complementar; Comemorações e Eventos) e oferece a possibilidade de pesquisa por termos, datas e localização dos originais (Arquivo Histórico Militar; Arquivo Histórico da Força Aérea; IAN/TT - Arquivo Oliveira Salazar; IAN/TT - Arquivo da PIDE/DGS; IAN/TT - Espólio Humberto Delgado; Arquivo Histórico-Diplomático do M.N.E.; Archivo del Ministerio de Assuntos Exteriores, entre outros).

Fundação Mário Soares
Humberto Delgado 40 Anos Após o seu Assassinato pela PIDE/DGS [Dossier]
Biografia, o fenómeno HD, eleições em Moçambique, processo espanhol, cronologia, bibliografia, fotografia e documentos; Diário de Lisboa (recortes sobre o assassinato de Humberto Delgado) [Janeiro de 2005]

Galeria Virtual da Imprensa [Página do Museu Nacional da Imprensa]
"A informação política e sindical foi seguramente a mais censurada pelo regime ditatorial. Só por distracção poderia passar qualquer notícia sobre lutas de trabalhadores, ou simples convocatórias sindicais. As campanhas eleitorais de Norton de Matos e Humberto Delgado e congressos democráticos de Aveiro foram os acontecimentos políticos mais censurados. Palavras como suicídio, violação, racismo, greve, aborto, homossexual, fome, feminismo, entre outras, atormentavam a Comissão de Censura."

História e Ciência [Blogue]

Mundo Português
Humberto Delgado: o general sem medo
Por Prof/dr. Eduardo Mayone Dias

RTP
Os Grandes Portugueses
"O País cheirava a medo, mas Humberto Delgado teve a coragem de afrontar o regime: candidatou-se à Presidência da República em 1958. O mote da campanha eleitoral foi lançado pela célebre frase “Obviamente, demito-o!”, numa referência clara a Salazar."

Salazar e a arruada de Humberto Delgado [Vídeo]

Time
The Rule-Breaker
[2 de Junho de 1958]
"In Delgado's lusty campaigning last week. Portugal saw more mob violence and bloodshed than in all the previous 25 years of the paternal dictatorship of scholarly Premier Antonio de Oliveira Salazar." Leia o artigo integral em

Under the Eucalyptus Trees [14 de Maio de 1965]
"Early this year, Delgado and his attractive Brazilian secretary, Arajarir Campos, vanished from his home in Algiers, reportedly to meet with anti-Salazar conspirators in Spain. Except for a few postcards, the last one mailed from the Spanish town of Badajoz on the Portuguese border, Delgado was not heard from again. Last month, two small boys passing through a eucalyptus grove near Badajoz stumbled upon two shallow graves, one containing the corpse of a man whose face and fingers were disfigured. In the other lay the half-naked body of a woman. Both had been murdered by heavy blows on the skull." Pode ler o artigo integral em

Vidas Lusófonas

Wikipedia

Em Português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Humberto_Delgado
Em Castelhano: http://es.wikipedia.org/wiki/Humberto_Delgado

© 2005 | Hemeroteca Municipal de Lisboa