Veja a canção vencedora

A RTP quis homenagear o fado, Património da Humanidade (2011), e fez um desafio aos compositores convidados, para que estes introduzissem, nos novos temas, elementos relacionados com esta expressão musical portuguesa. A canção “Vida Minha”, interpretada por Filipa Sousa, obteve a unanimidade do júri nacional. Até à sua partida para o Azerbaijão, a cantora esteve em Londres, numa festa organizada por uma associação de fãs da Eurovisão, com a presença de órgãos de comunicação de diferentes países eurovisivos, mas os custos da viagem e da estada foram suportados por si – “Estamos focados em fazer uma boa prestação. Claro que também ficamos contentes com o que nos é dito aqui [Baku]. Muita gente só agora começa a reparar na nossa música e dizem-nos que vamos passar à final sem problemas” (Diário de Notícias), referia Filipa Sousa no próprio dia da semifinal, onde não conseguiu seguir em frente. Mas, ainda assim, a viagem foi inesquecível à “cidade das luzes” e que até incluiu um mergulho no Mar Cáspio. Experiências que bem podiam ter sido um tónico para que, no regresso em 2014 e no futuro, a RTP e os seus parceiros possam ser capazes de descobrir um espaço próprio no mundo da concorrência, perceber o valor de mercado deste certame e fazer a promoção turística associada a esta “festa das canções”, durante largas horas e dias em horário nobre de diferentes estações televisivas, e sem que a escolha da canção representante de Portugal seja um aspeto secundário, mas essencial.

Diário de Notícias, n.º52273, 24 de Maio de 2012, pág. 50
(clique na imagem para ampliar)

© 2014 | Hemeroteca Municipal de Lisboa