Veja a canção vencedora

Uma voz poderosa e uma dupla de autores internacional fizeram a receita para ganhar. A votação foi expressiva em Vânia Fernandes e na canção “Senhora do Mar (negras águas)”. O sistema de votação avariou várias vezes. Conta-se que a central telefónica de um casino da Madeira posta à disposição para fazer vencer Vânia “fez sobrelotar o sistema e inibir de voto os apoiantes de outros concorrentes.” (Focus). Para a Sérvia, restaria “a lusitana esperança de passar, pelo menos, à final da Eurovisão” (Nova Gente). Sem que Portugal conseguisse, até este ano, receber atenções a Leste, pelo predomínio destes países no concurso eurovisivo, a pergunta colocava-se com pertinência: “Será que é desta?” (24 Horas). Em Belgrado, a comitiva portuguesa acreditava fazer história. E fez! Um segundo lugar na semifinal alimentava esperanças numa classificação final sem precedentes. Aliás, no início da última atuação de Vânia Fernandes, a locutora da RTP deixava no ar: “E quem sabe, para o ano, se não seremos nós os anfitriões. Tudo indica que sim”. Para além do carinho recebido pelas restantes comitivas, pela imprensa europeia e pelos fãs da Eurovisão, a atuação foi ao nível de uma vencedora – “de arrepiar esta prestação de Vânia Fernandes. Fantástica como nunca. A Europa está rendida a esta voz da Madeira, a esta voz portuguesa”, segundo uma vez mais a locutora. A imprensa, designadamente em colunas de opinião (Ana Markl), sublinha a justeza de se ter passado à final, pela primeira vez em quatro anos: “No meio de proto-Britney Spears saltitantes a desafinar, nenhuma cipriota cantou como Vânia Fernandes. Fiquei triste porque a canção da Irlanda, cantada por um peru, não foi apurada. Mas ainda tenho esperança no barbudo da França e no maluco de Espanha.” (Sol). Mas algo se passou com a votação da final, para que a classificação portuguesa não ultrapassasse um lugar mediano (13.º), apesar de ter sido considerada a melhor pelos jornalistas em Belgrado, a lembrar o longínquo ano de “Desfolhada”, em que também fomos vencedores antes do tempo.

24 Horas, n.º3651, 22 de Maio de 2008, pág. 39
(clique na imagem para ampliar)

© 2014 | Hemeroteca Municipal de Lisboa