Veja a canção vencedora

De Lisboa para a Eurovisão, o tema vencedor, “Dança Comigo (vem ser feliz)”, passaria a ter o refrão noutros três idiomas (espanhol, francês e inglês), para além do português, e ainda se pensou em finlandês. Antes da experiência eurovisiva, seria promovido nas rádios franceses e junto da comunidade portuguesa em França: “Temos consciência de que é preciso uma estratégia para a Eurovisão e o que estamos a tentar fazer é mostrar o nosso tema aos portugueses lá fora e conquistar o público estrangeiro” (TV Guia), sublinhava Emanuel, coautor do tema. Em Helsínquia, apesar de ser tratada “como estrela” (Jornal de Notícias), Sabrina chumbaria no teste, ficando desconsolada com a derrota na semifinal, apontando as culpas à falta de “vizinhos ou afinidades com países suficientes” (Diário de Notícias), para se conseguir um grande número de votos. Comentava-se (Nuno Galopim) que “não há nada como ter emigrantes ou muitos vizinhos para garantir votos eurovisivos. Vizinhos temos a Espanha. As Berlengas não votam… Emigrantes, alguns, mas longe de igualar as comunidades de outras origens espalhadas por toda a Europa. E repararam que todas as canções apuradas para a final moram a Leste?” (Diário de Notícias). Uma questão que, aliás, seria recorrente nas edições seguintes. É curioso que, nesta edição, o checo Vladimír Špidla, Comissário Europeu para o Emprego e Assuntos Sociais, Igualdade e Oportunidades, justificava a importância deste certame, face à diversidade europeia: “o festival é uma excelente plataforma para informar os europeus sobre os seus direitos de igualdade e também uma oportunidade maravilhosa para celebrar a diversidade” (Jornal de Notícias).

Diário de Notícias, n.º50444, 12 de Maio de 2007, pág. 46
(clique na imagem para ampliar)

© 2014 | Hemeroteca Municipal de Lisboa