Veja a canção vencedora

O país recebeu as eliminatórias organizadas em diferentes cidades – “A primeira vez do novo festival” (Correio da Manhã), anunciava a imprensa como novo ciclo para o certame. Na final, o duo MTM (Marco Quelhas e Tony Jackson) “foi o último dos 10 concorrentes a subir ao palco mas acabou por recolher a preferência do júri e sagrou-se vencedor” (24 Horas), com “Só Sei Se Feliz Assim”, designada de “canção pitoresca” (Correio da Manhã). Esta edição não foi para o ar no dia em que foi realizado, devido à tragédia recente na ponte de Castelo de Paiva/Entre-os-Rios. Lá fora e face às regras da Eurovisão, a imprensa nacional já previa a ausência de Portugal na edição seguinte, pois a canção era “uma das mais fracas (senão a mais fraca) participações lusas de toda a história da presença nacional no certame” (Diário de Notícias). Mas também houve quem escrevesse que o autor (Marco Quelhas) recorrera às velhas receitas do género: “procurou adaptar-se ao padrão dominante no cada vez mais esvaziado Eurofestival. Sonora e ritmada, a canção tem um timbre alegre e optimista assente em linhas melódicas imediatistas. Com uma referência, ainda que breve, a uma certa tradição soul, bem sublinhada na voz negra de Tony, ‘Eu Só Sei’ contém também todos os ingredientes para ser um sucesso nas festas e romarias de Verão” (Correio da Manhã). A nota geral foi o predomínio da interpretação em inglês, tanto nas canções como nos comentários dos apresentadores e dos representantes dos jurados. Portugal foi um dos três países cujas canções foram interpretadas nas respetivas línguas nacionais. A entrada em vigor de um novo sistema de eliminação passaria a limitar aos 15 primeiros classificados de uma edição a passagem à seguinte. E assim se confirmou a saída provisória de Portugal da competição.

Correio da Manhã, 9 de Março de 2001, pág. 47
(clique na imagem para ampliar)

© 2014 | Hemeroteca Municipal de Lisboa