Veja a canção vencedora

De volta a Lisboa, das 16 canções a concurso escolheram-se 6 para uma superfinal. Na mesma primeira página em que se anuncia o regresso de 35 mil emigrantes, refere-se a realização nessa noite de “um festival sem batuta” (Diário Popular), curiosamente com uma das mais populares emigrantes portuguesas como figura de cartaz: Linda de Suza. Todas as canções foram apresentadas em playback. Todas, menos uma: “Silêncio e Tanta Gente”, de Maria Guinot, por sinal a vencedora – “a voz do silêncio” (“Sábado Popular”, Diário Popular) ou “Já não era sem tempo. Festival guinou para melhor” (Diário de Lisboa). Desta vez, o prémio para melhor interpretação (Adelaide Ferreira) recebeu o nome de José Carlos Ary dos Santos, em homenagem ao poeta recentemente falecido. Felizmente, houve uma criadora de música e palavras em perfeita harmonia, a imagem da dignidade, tanto na criação e interpretação, como na defesa de quem, como ela, a transmite a todos nós, sem playbacks! E, para o Luxemburgo, não sabia o que iria acontecer, após a sua vitória em Lisboa: “Mas uma coisa é certa: não acredito em milagres. E Portugal só poderá ganhar se houver um milagre.” (Diário Popular). No Luxemburgo, a canção portuguesa foi a última a atuar, conseguindo uma grande ovação, documentada, não só no vídeo, como na imprensa. Mas não chegou, e mais uma vez teve um lugar aquém da qualidade da proposta.

TV Guia, 10 a 16 de Março de 1984, capa
(clique na imagem para ampliar)

© 2014 | Hemeroteca Municipal de Lisboa