Veja a canção vencedora

É o ano em que passa a ser obrigatório um filme promocional para que cada país se apresentasse na Eurovisão. As campanhas começam a ser mais profissionais, e até foram escolhidos orquestradores estrangeiros. As etiquetas portuguesas jogam uma oportunidade de negócio, através do Festival RTP da Canção, e esta é sem dúvida a melhor das promoções internas de um cançonetista. As atenções viram-se para todos os intérpretes, aos quais a imprensa dedica peças de entrevista. Aos fotógrafos não escapa, nas vésperas, o par de namorados mais em voga na época, Ana Maria Lucas e Fernando Tordo, nem o colar cervical de Paulo de Carvalho, em resultado de um acidente. Ambos os cantores eram considerados favoritos. Mas foi Tonicha quem venceu, com “Menina”, merecendo diferentes comentários. Não foi fácil o final do espetáculo, com pateadas em protesto pelo resultado da votação. Rumo a Dublin, Carlos Cruz anunciava uma promoção como nunca acontecera. O filme promocional, todavia, não fez apelo aos recursos turísticos nacionais, nem se sintonizou devidamente com a mensagem da canção, facto relatado pela imprensa, de um modo geral. A delegação foi a mais numerosa, na qual se integrou um assessor de imprensa (Flama). As apostas iam sendo favoráveis para a canção portuguesa. Tonicha defendeu bem o tema, e o lugar (o melhor até à data) foi considerado honroso (Diário de Notícias). A cantora deu uma lição de humildade e profissionalismo (Diário Popular), embora com alguma falta de espontaneidade (Flama). À chegada a Lisboa, deu-se o mesmo que acontecera a Simone, dois anos antes, mas desta vez no aeroporto. O caminho até ao Teatro Villaret foi de festa. As fotografias da imprensa são bem elucidativas.

Diário Popular, 13 de Fevereiro de 1971, pág. 3
(clique na imagem para ampliar)

© 2014 | Hemeroteca Municipal de Lisboa