Veja a canção vencedora

A RTP organiza um concurso para consumo interno, sem repercussão eurovisiva. Agenda-o para depois do eurofestival realizado em Amesterdão. A imprensa não tem outra alternativa que noticiar o evento, até porque se sabe do grande investimento da RTP, mobilizando todos os seus recursos técnicos, contratando artistas estrangeiros, fazendo parceria com a TVE para a transmissão para Espanha, programando o espetáculo até às 2 horas da madrugada e assegurando um ambiente mundano, embora pouco adequado ao “ímpeto de juventude” e à “descontracção da maior parte dos intérpretes” (Primeiro de Janeiro). Esperava-se um “festival de esperança” (Nova Antena), quando, dias antes, eram analisadas as probabilidades dos intérpretes, designadamente através dos respetivos signos (Rádio & Televisão). Mas as contas não acertaram no resultado final. A vitória de “Onde Vais Rio Que Eu Canto”, tema interpretado por Sérgio Borges, teria comentários díspares por parte da imprensa, desde um recuo na evolução a admitir-se ser a melhor canção a concurso, dado que a prestação de Hugo Maia de Loureiro, em “Canção de Madrugar”, teria ficado aquém das possibilidades efetivas deste tema – “O I Grande Segundo Prémio” (Flama). A canção vencedora ganhou 35 contos, como prémio de consolação, já que à Eurovisão não foi. Na época, começam a surgir diversos anúncios de algumas canções a concurso. Sente-se uma maior promoção organizada por parte das etiquetas a jogo. A imprensa seria, a partir daqui, um parceiro importante.

Flama, n.º1160, 29 de Maio de 1970, pág. 40
(clique na imagem para ampliar)

© 2014 | Hemeroteca Municipal de Lisboa