Veja a canção vencedora

A primeira canção a concurso na edição inicial do Grande Prémio TV da Canção seria, precisamente, a vencedora. Com “Oração”, António Calvário recebeu 10 mil escudos e o passaporte para a Dinamarca. A imprensa portuguesa pouco noticiou o evento com antecedência. Apenas em cima do acontecimento registou os participantes e o modo de realização do mesmo, sobre o qual se criticaram as ligações demoradas para alguns distritos, os enganos do escrutinador, o arrastamento do programa (Flama). Mas a revista oficial da RTP referia “o ambiente de grande espetáculo em que decorreu todo o programa. Os espectadores que puderam segui-lo através dos recetores certamente se emocionaram com o despique travado, até final, entre as canções ‘Oração’, ‘Lindo Par’ e ‘Olhos nos Olhos’. (…) Os gostos dividiram-se, o que só atesta o nível das outras composições.” (TV). Em Copenhaga, um assistente furou o cordão de segurança e entrou em cena já depois da atuação de António Calvário. Empunhava um cartaz contra as políticas de Francisco Franco e de António de Oliveira Salazar, os líderes dos regimes totalitários ibéricos. As câmaras desviaram o seu foco para o quadro de pontuações. A imprensa não noticiou este incidente, mas relevou a injustiça que foi a pontuação nula da nossa canção, até porque esta primeira participação criara bastante expectativa nos portugueses – “foi digna a representação portuguesa no certame. Provou que a nossa canção pode estar, com merecimento, em futuros festivais internacionais. Os prémios acabarão por surgir.” (Rádio & Televisão). A canção portuguesa “não destoou das melhores” (Diário de Notícias), mas já se lamentava a cumplicidade da troca de votos entre países vizinhos.

Rádio e Televisão, n.º395, 28 de Março de 1964, págs. 6-7
(clique na imagem para ampliar)

© 2014 | Hemeroteca Municipal de Lisboa