Efemérides | D. João da Câmara, 100 Anos Depois (1908-2008) | Recursos na Internet

Biblioteca Nacional Digital

O Real Theatro de S. Carlos de Lisboa desde a sua fundação em 1793 até á actualidade : estudo historico

[Francisco da Fonseca Benevides, imp. 1883]

Câmara, D. João da (João Gonçalves Zarco da Câmara)
História da Literatura Portuguesa (Biblioteca Universal - Texto Editores)

Casas ilustres
"Depois de sucessivas utilizações como espaço de ensino - colégios Arriaga e Novo de Portugal, liceus D. João de Castro e Rainha D. Leonor -, o antigo Palácio dos Condes da Ribeira Grande, à Rua da Junqueira, está hoje ao abandono. E em vias de classificação há vários anos. Devidamente identificada desde 1922, por lápida mandada colocar pela Câmara de Lisboa, aqui nasceu, viveu e morreu o dramaturgo e poeta D. João da Câmara (1852-1908), cuja formação em engenharia o levaria simultaneamente a exercer funções na administração dos Caminhos de Ferro." Leia o artigo do Diário de Notícias (5 de Julho de 2005) aqui:

Centro de Estudos de Teatro

Neste sítio encontrará inúmeras peças de Gil Vicente, textos de teatro do século XVII (O Fidalgo Aprendiz de Francisco Manuel de Melo) e do século XVIII (Teatro Novo e Assembleia ou Partida de Correia Garção) em formato PDF. Disponibiliza ainda artigos, em Português e Inglês, e "Poéticas Teatrais" (Correia Garção e Manuel de Figueiredo). Oferece o acesso ao sistema de informação sobre teatro em Portugal: CETbase, bem como uma lista de sítios (Links).

D. João da Câmara segundo Raul Brandão
Página do Projecto Vercial.

Museu Nacional do Teatro
Actualmente as colecções do museu, constituídas a partir de 1979, com destaque especial para as inúmeras doações, contam já cerca de 300.000 espécies, desde o século XVIII até à actualidade. Conheça esta instituição aqui:

Revelar Lx
Monumento ao poeta e dramaturgo Dom João da Câmara no Jardim do Campo Grande, da autoria de Maximiliano Alves.

Teatro Nacional D. Maria II

"O Teatro Nacional abriu as suas portas a 13 de Abril de 1846, durante as comemorações do 27 aniversário de Maria II (1819-1853), passando por isso a exibir o seu nome na designação oficial. Na inauguração, foi apresentado o drama histórico em cinco actos O Magriço e os Doze de Inglaterra, original de Jacinto Aguiar de Loureiro." Descubra o sítio do Teatro Nacional e conheça a sua história em:

O Teatro Naturalista e Neo-Romântico (1870-1910)

Uma edição integral, disponibilizada pelo Centro Virtual Camões, em formato PDF. Sua Excelência de Gervásio Lobato (1884) e Os Velhos de João da Câmara (1893) são duas das peças abordadas neste livro de Luiz Francisco Rebello.

O Teatro Simbolista e Modernista (1890-1939)

O Pântano
(1894) é uma das peças de teatro portuguesas analisadas nesta obra de Luiz Francisco Rebello, uma edição integral disponibilizada no Centro Virtual Camões, em formato PDF.

© 2005 | Hemeroteca Municipal de Lisboa