Este mês, o título revisitado no projeto Última Edição, é o diário A Luta. Publicou-se ao longo de 1012 números, entre 25 de agosto de 1975 e 9 de janeiro de 1979.

Logo na primeira página do seu último número, ao lado da manchete «Carne foge dos talhos», destaca-se o editorial do diretor, Raul Rêgo, «Memórias de uma Luta»; antes de avançar com explicações sobre o fim do jornal, quis recuperar para os leitores a história daquele diário que dirigia desde o dia do seu lançamento; e começou por lembrar a sua filiação no Republica que fora “abafado” por entre as ondas de calor se fizeram sentir naquela época; um tempo louco, que ficou na História como o “Verão quente” - não houve outro tão escaldante!

O seu testemunho junta-se ao de outros, redatores ou colunistas. Refiram-se os nomes de Alberto Arons de Carvalho, Alfredo Barroso, Jorge Listopad ou de Augusto M. Seabra enquanto autores de conteúdos que preenchem esta última edição, complementada com o suplemento "A palavra ao Parlamento", com entrevistas aos líderes dos quatro principais partidos representados na Assembleia da República, e que fecha com palavras de apreço aos 64 jornalistas e às dezenas de colaboradores (elencados nominalmente) que com ou sem compromisso de regularidade alimentaram as páginas do jornal.

Conheça a última edição de A Luta, aqui.

    © João Oliveira/Hemeroteca Municipal de Lisboa