Entre as várias "revoluções" sofridas pela imprensa periódica, umas das mais interessantes terá sido a aplicação da imagem fotográfica. Substituindo a ilustração artística, de execução morosa, dispendiosa, quando não mesmo dependente de aquisição no estrangeiro, a fotografia veio permitir registar graficamente o imediato. Esse registo gráfico da atualidade, com enorme aceitação no mercado, fez proliferar jornais e revistas em que a fotografia era um dos principais atrativos.

É dentro dessa linha que se enquadra a Vida Mundial Ilustrada : semanário gráfico de actualidades. Publicada em Lisboa, surgiu em 22 de Maio de 1941, e teve uma considerável longevidade, terminando no final de 1946, totalizando 278 números. Da sua ficha técnica constam José Cândido Godinho, como diretor, e Joaquim Pedrosa Martins, como editor e proprietário, que apresentam o novo título como "documento vivo do que vai pelo mundo", um jornal que "pela ilustração, esclareça e informe e oriente o público - com esse poder de verdade que mais do que a palavra falada ou escrita, a imagem traduz".

A conjuntura internacional, marcada pela II Guerra Mundial, implica que muitos conteúdos versem sobre temas internacionais, embora seja dada atenção à realidade portuguesa.

A coleção completa fica disponível na Hemeroteca Digital, aqui.

 
 


Para além de divulgar este importante título, esta newsletter é também um texto de despedida, já que por motivos de mudança profissional irei interromper a comunicação que tive o privilégio de manter convosco ao longo de quase 9 anos.

Para mim, foi extremamente gratificante, do ponto de vista pessoal e profissional, contribuir para uma dinâmica que, um pouco por todo o mundo, se empenha na disponibilização de conteúdos em suporte digital, de forma universal, gratuita e desburocratizada, contribuindo ativamente para a democratização do acesso à informação e para a construção de novo conhecimento. Fazê-lo tendo por base a coleção fascinante da Hemeroteca Municipal de Lisboa, tornou o prazer ainda maior. Sempre com a consciência de cada jornal ou revista tornados disponíveis em linha serem uma pequena gota da enorme riqueza que esta coleção encerra.

Agradeço a todos a atenção dada a este projeto e as mensagens que, pontualmente, foram confirmando estarmos no bom caminho.

Agradeço igualmente a toda a "minha" equipa, que diariamente, na Hemeroteca Municipal de Lisboa, faz com que tudo aconteça.

   
 © João Oliveira/Hemeroteca Municipal de Lisboa