Continuamos no universo da Agência Portuguesa de Revistas, de Mário de Aguiar e António Joaquim Dias. Desta feita, com a revista Álbum dos Artistas, na sua segunda série, totalizando 49 números, que ficam agora disponíveis na Hemeroteca Digital, aqui.

O mundo do cinema já havia sido tema para outras publicações do grupo, que explorava dessa forma as perspetivas de um mercado em expansão, o da cinefilia. Em 1 de abril de 1951, lançava a revista Plateia, quinzenal, com um preço inicial de 2$50, e que se publicou ao longo de mais de um milhar de números, até meados da década de 1980.

Mais tarde, em 1 de março de 1953, surgia a revista Cinema, com um custo de 3$00, eu incluía resumos de filmes em texto e fotografia, tratando 9 a 12 filmes em cada número, em cerca de 100 imagens. Terminaria a primeira série no n.º 20, para ressurgir, em outubro de 1953, com formato, grafismo e conteúdos renovados.

Em 1 de fevereiro de 1955 surgia a primeira série do Álbum dos Artistas. No formato original, cada número centrava-se nas figuras de 3 artistas do universo cinematográfico internacional, através de biografias romanceadas. Na segunda série, que disponibilizamos, e que terá tido início em 1956, o conceito foi revisto, passando, cada número, a ser dedicado a um único artista. O grafismo adotado era em tudo semelhante ao da Crónica Feminina, Crónica Masculina, ou Crónica Desportiva: uma “revista de bolso” de 32 páginas, com um preço de 2$00, "com outro formato, capa a cores envernizada e um maior cuidado gráfico", onde "a biografia de cada artista obedece a um trabalho literário baseado em exaustivas pesquisas pacientemente levadas a cabo pelos nossos redactores, com a colaboração da imprensa dos principais países, estúdios cinematograficos e, por vezes, por próprios artistas que, simpaticamente, anuem aos nossos inquéritos", explorando a carreira cinematográfica mas também a vida pública e, sobretudo, a vida privada dos artistas da época, "contada desde os anónimos primeiros passos na vida, até à actualidade".


           
© João Oliveira/Hemeroteca Municipal de Lisboa