«Mostrar que a nossa Faculdade vive (…), acordada e atenta a tudo o que se passa à sua volta, a todos os problemas actuais que possam interessar ao médico que saiba ou queira ser médico», foi o objetivo que, em termos genéricos, foi assumido por Germen : revista dos estudantes de Medicina do Porto : medicina, cultura e vida académica, que teve como diretores Tiago Ferreira e Pedro de Sampaio, estudantes naquela Faculdade.

Nela encontramos, maioritariamente, estudos médicos inovadores e trabalhos experimentais ilustrados, publicados por professores e assistentes de várias áreas da Medicina, mas também por estudantes. Em paralelo, e em secções próprias, a revista aposta também em conteúdos não-científicos, como se deduz do subtítulo e como fica expresso nesta outra passagem do editorial do primeiro número:

«Como orientar a nossa Revista? Só vida académica, só alegria folgasã dos vinte anos? Só medicina pura, sobrecarregando ainda mais os míseros momentos livres? Só Cultura? Não. Preferimos ser eclécticos fazendo consoante o seu valor a amálgama nas proporções convenientes à nossa idade, à nossa futura profissão e às nossas tradições.»

Com início de publicação em 1932, na coleção da Hemeroteca existem apenas os números pertencentes à 3.ª série, iniciada em 1935, após quase dois anos de interrupção. Ficam agora disponíveis, em formato digital, aqui.

Saiba mais sobre esta publicação na ficha histórica preparada por Helena Roldão, aqui.