Celebram-se hoje os 20 anos da atribuição do Prémio Nobel da Literatura a José Saramago, que foi, simultaneamente, o primeiro Nobel para a literatura em língua portuguesa. Nesse ano de 1998, o galardão foi celebrado como um prémio para toda a comunidade lusófona.

Saramago era então, após 5 décadas de carreira literária, um dos autores portugueses com maior nível de internacionalização, com obra editada já em 31 países. Mas a distinção feita pela Academia Sueca transformou-o num fenómeno planetário, tornando-o o centro das atenções na edição da Feira de Frankfurt desse ano. Nas livrarias portuguesas os seus livros esgotaram; nos sítios de venda em linha assistiu-se a uma verdadeira corrida aos títulos de Saramago; Ensaio sobre a Cegueira, na tradução inglesa, atingiu o 1.º lugar no top de vendas da Amazon.

Em Lisboa, onde o autor chegou no dia 13 de Outubro, sucederam-se as homenagens populares e institucionais.

O dossier digital que preparámos para assinalar estes 20 anos revisita esses momentos, a partir do que foi publicado na imprensa generalista de grande circulação (ao que juntamos o Jornal de Letras), em torno de duas datas: a do anúncio da atribuição do Nobel, no dia 8 de Outubro; e a cerimónia de entrega do prémio, em Estocolmo, no dia 10 de Dezembro, na qual Saramago fez um discurso de forte conteúdo político que circulou pelo mundo. Consulte aqui.