Num universo mediático em que os assuntos culturais raramente constituem notícia de primeira página na imprensa generalista, existem momentos em que o livro, determinado livro, assume esse protagonismo.
        
Livros que foram Notícia, projeto que iremos desenvolver ao longo do ano de 2018, ao ritmo de uma edição por mês, procura explorar alguns desses momentos, em que os livros se tornaram o foco das atenções, se libertaram das páginas da imprensa especializada e dominaram os debates na Opinião Pública. E contar essas histórias, com base do que nos jornais e revistas ficou escrito.
       
O critério de seleção de títulos foi exclusivamente o da sua carga mediática, pelo por detrás de cada "caso" poderemos encontrar motivações morais, políticas, partidárias, ou de outra natureza.
        
Iniciamos com Canções, o livro do poeta maldito António Botto, que em 1922-23, aquando da sua 2.ª edição, protagonizou uma das mais célebres polémicas morais da cultura portuguesa, mobilizando uma Liga dos Estudantes de Lisboa contra a designada "literatura de Sodoma". Do outro lado da contenda, nomes como os de Fernando Pessoa e Raúl Leal ergueram as suas vozes para defender ideais estéticos e o sentido de liberdade poética.
       
Conheça a história aqui.