Divulgamos hoje Diogo-Cão : revista ilustrada de assuntos históricos. Publicada em Luanda, entre 1931 e 1938, totaliza 4 séries, dirigidas pelo Padre Ruela Pombo, que acumulou a direção com as funções de redator, administrador, editor e proprietário da revista. Fica a partir de agora disponível aqui, na Hemeroteca Digital, com a respetiva ficha histórica, da autoria de Alda Anastácio.

Para além da importância deste título para a história da então província de Angola, muito em função dos documentos, grande parte inéditos, que a revista se empenhou em trazer ao conhecimento do público, importa destacar a relação deste "bibliófilo, missionário secular e antiquário amador", que na década de 1950 fez doação da sua coleção à Biblioteca Municipal Central de Lisboa, coleção que viria a estar na base da criação da Biblioteca Municipal de Pedrouços, extinta em 1965.

Os cerca de 7000 títulos que integram a Doação Ruela Pombo, alguns deles exemplares únicos em bibliotecas portuguesas podem atualmente ser consultados na Hemeroteca Municipal, mediante requisição prévia.