Jornal de distribuição gratuita, publicou-se em Lisboa, por iniciativa da Papelaria e Tipografia Gráfica Ajudense, com redação na Calçada da Ajuda, entre 12 de Setembro de 1931 e 11 de Setembro de 1937, totalizando 153 edições.

O Comércio da Ajuda: órgão de publicação quinzenal, anunciador, noticioso e defensor dos interesses da freguesia da Ajuda, tentou manter ao longo dos 6 anos de publicação o propósito expresso no editorial do primeiro número: "A ideia da publicação dêste jornal atravessou o nosso espírito quando da reunião do comércio local, na séde da Junta de Freguesia, afim de apresentar á mesma as suas reclamações sôbre a abertura do bairro operário. Então, como hoje, pairava no espírito dos reclamantes o desejo de ver a freguesia da Ajuda sair do ostracismo a que foi votada, progredindo e elevando-se, pelo menos, até ao nível das restantes freguesias de Lisboa. Esse ensejo está latente em todos os peitos."

No mesmo número, informava aceitar "colaboração de todas as pessôas que nas suas colunas queiram expôr, com elevação, os seus pontos de vista, alvitres ou reclamações, dentro do seu programa".

A par da promoção do comércio local, o jornal procurou ser um motor de desenvolvimento da freguesia, denunciando situações - necessidades de saneamento, abastecimento de água, falta de equipamentos culturais e educativos, por exemplo -, pelo que se revela, hoje, uma fonte documental importante para o estudo das questões eminentemente locais dessa freguesia excêntrica da cidade de Lisboa.

A coleção completa fica agora disponível na Hemeroteca digital, aqui.

Saiba mais sobre este jornal na ficha histórica da autoria de Ana Melo, aqui.