O Assistente ao Emigrante: órgão do Sindicato Nacional dos Empregados da Assistência aos Emigrantes em Navios Estrangeiros do Distrito de Lisboa, começou a publicar-se em Lisboa, em 5 de março de 1936, conhecendo 50 edições, até 5 de Setembro de 1946. Surge 2 anos depois da criação do Sindicato (28 de dezembro de 1933), o qual se inscreveu na dinâmica criada pela promulgação do Decreto-Lei n.º 23.050 (de 23 de setembro desse ano), que impunha o modelo de Sindicato Nacional a todas as "associações profissionais de empregados e operários".

Dirigido por Bernardino dos Santos, o jornal tinha como missão nuclear despertar uma "consciência de classe", incutindo no pessoal de assistência à emigração a "importância da sua missão e do que ela tem de melindrosa porque é exercida entre estrangeiros, sujeita às mais variadas pressões, aos mais deletérios ambientes".

Por motivações económicas, políticas ou humanitárias, a Emigração assume, neste início do século XXI, uma renovada expressão. Considerámos por isso pertinente a disponibilização deste jornal, peça documental importante para a compreensão das dinâmicas migratórias da 1.ª metade do século XX português. Fica disponível na Hemeroteca Digital, aqui.

Em complemento, leia a ficha histórica deste título, da autoria de Rita Correia, aqui.