A presença centenária da Universidade em Coimbra transformou esta cidade num dos principais pólos culturais do país. Esta concentração, no meio académico, de uma intelectualidade jovem e dinâmica, teve o seu reflexo numa atividade editorial fervilhante, e num extenso e diversificado conjunto de jornais e revistas.

Da coleção da Hemeroteca Municipal de Lisboa escolhemos alguns títulos para ficarem acessíveis na Hemeroteca Digital, e que versam desde a poesia à arte, ao desporto e ao humor:

. A troça : bi-semanário de crítica irreverente (1906), 2 números publicados sob direção de Mário Monteiro, aqui.

. Água lustral : arte e crítica (1913), 1 números, contanto com Artur Ribeiro Lopes e Alberto Félix de Carvalho como editores literários, aqui.

. A tradição : revista académica coimbrã (1920), 1 tomo, com direção de Camilo Valente, aqui.

. Conimbriga : revista mensal de arte, letras. sciências e critica (1923), número único sob direção de Valdemar da Silva Lopes, José Campos de Figueiredo e Germano Vieira, aqui. Sobre esta publicação, leia a ficha histórica, da autoria de Jorge Mangorrinha, aqui.

. Coimbra : jornal de estudantes da Universidade (1933-1936), 25 números editados por Jorge Morais e António Cruz, aqui.

. Ginásio (1936) número único, sob direção de Cândido Frazão Caetano, aqui.

. A final : jornal desportivo (1939), número único sob direção de Manuel Bartolomeu, aqui.

. Sísifo : fascículos de poesia e de crítica (1951-1952), 4 número sob direção de Manuel Breda Simões, aqui.

Acrescentamos a este pacote Quid petis? : recordações dum quintanista, aqui, da autoria de João Valério, editado em 1910, cujas caricaturas retratam estudantes, docentes e cadeiras do curso de Direito.