Encerramos o ano de 2017 com a disponibilização de duas importantes publicações do domínio da heráldica e genealogia: o Elucidário nobiliarchico : revista de história e de arte (Lisboa, 1928-1929) e Armas e troféus : revista de história e de arte (Lisboa, 1932-1936).

O Elucidário teve como diretor Afonso de Dornelas, que pretendeu com esta publicação criar uma "instituição de estudo" visando o aperfeiçoamento dos conhecimentos sobre a heráldica de domínio, de família e de corporação. Manteve-se ao longo de 24 fascículos, que podem ser consultados aqui.

Dois anos depois do encerramento deste título, o mesmo Afonso de Dornelas, já enquadrado por um Instituto Português de Heráldica (fundado em 1 de julho de 1929) e partilhando a Comissão Redatora com o Conde de São Payo e Augusto Cardoso Pinto, lança Armas e troféus. Para além de "promover a cultura da Heráldica em todos os seus ramos e manifestações", a revista publicaria estudos "das outras ciências auxiliares da História que com ela tenham afinidades ou contribuam para o seu melhor entendimento e progresso". 

A 1.ª série deste título, que fica disponível aqui, termina em 1936, quando o Instituto "resolveu suspender a publicação (...) dando o seu apoio à publicação de uma revista onde apenas se tratem assuntos de heráldica, genealogia e nobiliarquia". Na verdade, o título só viria a renascer, numa 2.ª série, em 1959.