Os amantes da 1.ª Arte saberão que hoje, dia 22 de novembro, se comemora o dia de Santa Cecília, padroeira da Música. Escolhemos por isso este dia para colocar em linha, na Hemeroteca Digital, a A Arte Musical : revista publicada semanalmente, disponível aqui.

Publicada em Lisboa, a partir de 15 de janeiro de 1899, por iniciativa de Michel'Angelo Lambertini (diretor e proprietário) e Ernesto Vieira (editor), a revista pretendia "contribuir para a cultura e o desenvolvimento da Arte, dar todo o apoio aos artistas tornando-os conhecidos do público, ser justo e imparcial, trazer os leitores ao corrente do que se passa lá fora em matéria de arte musical, preservar e fazer todos os sacrifícios para que chegue a seu termo a publicação do Dicionario Bibliographico de Musicos Portuguezes".

Cumpriu os seus desígnios, com assinalável regularidade e durabilidade (publicou-se até 1915, totalizando 409 números), e mantendo um forte naipe de colaboradores onde encontramos "artistas profissionais, amadores e escritores públicos", servindo-nos da categorização proposta por Inocêncio Francisco da Silva. Para mais informações, sugerimos a leitura da ficha histórica, da autoria de Rita Correia, aqui.

Complementamos a disponibilização desta coleção com o acesso em linha ao Diccionário Biographico de Musicos Portuguezes, de 1900, que se mantém ainda hoje uma referência para esta área artística, a ponto de ter conhecido, em 2007, uma reedição. Os dois volumes ficam disponíveis aqui.

Esta newsletter não ficaria completa sem um sentido e especial agradecimento à Prof.ª Elisa Lamas pela extrema generosidade com que disponibilizou a sua coleção, tornando possível esta iniciativa.