“Só a grande variedade da matéria, a diligente erudição de cousas curiosas, e de poucos ainda conhecidas, póde tornar agradavel aos que a lerem uma publicação desta natureza; entretendo sem enfado, tendo sempre em excitação o apetite. Procuraremos intermear o util com o deleitoso; poremos ao lado do processo agricola a poezia amena; ao lado da severidade da historia a facilidade do romance; juntaremos a descripção enfadonha de um novo invento, com a critica agradável de um novo livro de literatura; ornaremos as nossas páginas com modellos de maquinas, e com copias de estatuas, ou de quadros celebres; e procuraremos em tudo, e sempre, conservar aquela sisudez e gravidade, que convem manter quando se escreve para leitores que se respeitam a si, respeitando e procurando conhecer os progressos, que cada dia vae fazendo a intelligencia humana. Em duas partes se dividirá naturalmente o nosso trabalho: uma puramente scientifica e industrial, a outra particularmente litteraria, mas ambas uniformes no pensamento de popularizar a instrucção”.

Assim se apresentava ao público, em 1848, A Epoca : jornal de industria, sciencias, litteratura, e bellas-artes, nas palavras dos seus responsáveis e redatores mais profícuos, João de Andrade Corvo e Luiz Augusto Rebello da Silva.

Manteve-se ao longo de 52 números, dos quais a Hemeroteca possui os primeiros 39, que ficam agora disponíveis digitalmente, aqui.

Para saber mais sobre esta publicação, leia a ficha histórica, da autoria de Helena Roldão, aqui.