Surgido em 1 de Agosto de 1838, na cidade do Porto, e tendo como redator principal Diogo Kopke (1808-1844), O Museu Portuense : jornal de historia, artes, sciencias industriaes e bellas lettras insere-se na categoria de imprensa de divulgação, de cariz enciclopédico, com forte pendor literário, e um cuidado gráfico patente sobretudo ao nível da ilustração, com excelentes gravuras em madeira, uma fórmula que nos remete para outra publicação, iniciada em Lisboa no ano anterior, e que eventualmente lhe terá servido de modelo: O Panorama : jornal litterario e instructivo a Sociedade Propagadora dos Conhecimentos Uteis.

O Museu Portuense tinha como pano de fundo um Porto onde uma classe mercantil emergente constituía o seu público-alvo, mas com uma preocupação expressa de chegar a todos os públicos: "a tenção litteraria da publicação deste periodico é a divulgação d'aquelles conhecimentos uteis, que admittindo serem tratados sem a especialidade de principios scientificos, estão ao alcance de todas as intelligencias".

Terminou este projeto editorial no 12.º número, devido a "circunstancias imperiosas" que não são explicadas na nota final "Ao Publico".

Fica agora disponível na Hemeroteca Digital, aqui. Para saber mais, consulte a ficha história, da autoria de Helena Roldão, aqui.