Em 3 de agosto de 1919 iniciava-se a publicação do jornal regional O Azeitonense, subtitulado orgão independente defensor dos interesses de Azeitão e arredores. Manteve-se cerca de um ano, sob direção do seu principal impulsionador, Gastão Faria de Bettencourt, suspendendo definitivamente a publicação no número 51, de 25 de Julho de 1920.

Afirmando-se em editorial "completamente alheio à politica", pugnou pelo desenvolvimento da vila, dando voz a reivindicações como a da ligação por via férrea à margem do Tejo, ou fazendo lobby pela constituição de uma Sociedade de Melhoramentos que consigo trouxesse o progresso e potenciasse os recursos locais, "tornar pois maior a nossa terra, chamando até aqui forasteiros, mostrando-lhes o que temos de encantador aqui tão perto da capital sussurrante e perturbadora".

Embora não completamente alheio à atualidade nacional, é sobretudo o quotidiano azeitonense e a dinâmica da vila que fica refletido neste jornal, agora disponível na Hemeroteca Digital, aqui.

Para saber mais sobre esta publicação, leia a ficha história, da autoria de Jorge Mangorrinha, disponível aqui.