Data de 15 de Janeiro de 1885 o aparecimento da Revista Theatral : publicação de assumptos de theatro, lançada em Lisboa por iniciativa de Colares Pereira e Joaquim Miranda.

Com uma periodicidade quinzenal, a revista não sobreviveu ao primeiro ano de publicação. Ressurgiu numa 2.ª série, quase 10 anos mais tarde, sob a mesma direção e mantendo a mesma natureza e os mesmos propósitos: tratar os assuntos teatrais com "justiça, imparcialidade e verdade", fazendo a crítica aos espetáculos em cena nos principais palcos do país (Teatro D. Maria II, Teatro de S. Carlos, Teatro da Trindade, Teatro da Rua dos Condes, Teatro do Gymnasio, Teatro D. Amélia), apresentando matérias sobre os mais destacados artistas e dramaturgos portugueses e estrangeiros, artigos de fundo sobre a arte da representação, ou mesmo textos de investigação, como é o caso de artigo, continuado em vários números, "Os primeiros jornaes de theatro de Lisboa", assinado por Silva Pereira.

Os números que hoje disponibilizamos, para assinalar este Dia Internacional do Teatro, correspondem ao último ano da publicação (1896). Gostaríamos de agradecer publicamente ao nosso leitor Virgílio Marques a cedência dos originais deste importante título, que não constava na coleção da Hemeroteca Municipal de Lisboa.