"O progresso segue seu caminho com mais ou menos actividade: onde mesmo elle encontra maiores difficuldades, ahi com o correr do tempo se descobre a sua acção. Quarenta e um annos depois que a sapataria parisiense acolheu com favor o seu jornal profissional Le Moniteur de la Cordonnerie, se tenta em Portugal a publicação do jornal profissional para a sapataria portugueza."

Assim se inicia o 1.º número de A sapataria portugueza : jornal profissional interessando a industria do calçado, e as outras que lhe são relativas. Publicou-se em Lisboa, entre 1890 e 1894, ao longo de 54 números que ficam agora disponíveis na Hemeroteca Digital, aqui.

Fundado pela Associação Industrial dos Lojistas de Calçado, tinha como público alvo os profissionais do setor, para os quais publicava conteúdos estruturados em secções: técnica, industrial, colonial, associativa, para além de notícias de exposições, legislação e publicidade. Tratando-se hoje em dia de uma das indústrias nacionais de maior desenvolvimento e reconhecimento além-fronteiras, este título remete-nos para uma conjuntura em que a produção manual e artesanal era ainda a regra.

Saiba mais sobre esta publicação na ficha histórica da autoria de Jorge Mangorrinha, aqui.