Assinalam-se hoje os 40 anos sobre as eleições presidenciais de 27 de junho de 1976, as primeiras que, sob regime democrático, elegeram por sufrágio direto e universal o Chefe de Estado português.

Na corrida eleitoral apresentaram-se Pinheiro de Azevedo, Otelo Saraiva de Carvalho, Otávio Pato, Pompílio da Cruz (que desistiu) e António Ramalho Eanes, que viria a ser eleito com 61,59% dos votos, para um mandato presidencial renovado no ato eleitoral seguinte, em 7 de dezembro de 1980.

A Presidência da República assinalou a efeméride com uma sessão de homenagem que teve lugar hoje na Fundação Calouste Gulbenkian (na qual Ramalho Eanes foi agraciado com o Grande Colar da Ordem do Infante D. Henrique), a que se seguiu a inauguração da exposição 40 anos : Eleições Presidenciais : Um Presidente para todos os Portugueses (patente ao público, com entrada gratuita, até 27 de julho), na qual a Hemeroteca colaborou com a cedência de algumas peças da sua coleção.

Na Hemeroteca Digital, disponibilizamos 11 números da importante revista Vida mundial : documentário semanal da imprensa, então dirigida por Natália Correia, que permitem acompanhar este processo eleitoral desde a sua marcação oficial, em 4 de maio de 1976, até à tomada de posse do Presidente, em 14 de julho do mesmo ano. Podem ser vistos aqui.