Com Lisboa a preparar-se para as Festas de 2015, num extenso programa que pode consultar aqui, encontrámos na coleção das Bibliotecas de Lisboa um curioso documento que, por alturas das Festas da Cidade de 1935, assinalou os festejos.

Com prefácio de Francisco Nogueira de Brito, versos de Castelo de Morais e desenhos de Bernardo Marques, Ferreira de Albuquerque e Luís Teixeira, cantam-se e ilustram-se os velhos e os novos bairros de Lisboa: Sé Velha, Portas do Mar, Campolide, Avenidas Novas, Mouraria, Campo de Ourique, Graça, Santa Engrácia, Campo de Santana, Rossio, Alcântara, Chiado, Bairro Alto, Anjos, Lapa, Baixa, Penha de França, Alfama, Campo Grande, Largo do Rato, São Paulo, Belém, Madragoa, Xabregas, Benfica, Arroios, Bairro Camões.

Cantos de Lisboa : Festas da Cidade 1935, que passam a integrar a secção de raridades bibliográficas da Hemeroteca Digital, podem ser vistos aqui. O exemplar que disponibilizamos tem a particularidade de conter uma dedicatória do ilustrador Ferreira de Albuquerque ao jornalista Jaime Leitão.