Projeto editorial iniciado em 1889, apenas as 2 primeiras das 3 séries previstas deste Archivo historico : narrativa da fundação das cidades e villas do reino, seus brazões d'armas, etc foram efectivamente distribuídas. Tendo uma organização alfabética na apresentação dos seus conteúdos, a lacuna da 3.ª série salta à vista quando se constata que o elenco das cidades e vilas, iniciado em Abrantes,  se interrompe na vila de Ourém. Os números publicados podem agora ser consultados aqui.

O que se pretendia, como fica expresso na "Circular" que ocupa a primeira página do n.º 1, era divulgar "a verdadeira história da pátria, em que se narra a parte com que cada cidade, villa, etc. tem contribuído para a grande obra das nossas passadas glórias e para a consolidação da independência e autonomia nacional.

"Entre os colaboradores, onde encontramos nomes como José Garcia de Lima e António Guedes, surge a inesperada colaboração (assídua na 2.ª série), de Angelina Vidal, num contributo menos conhecido na sua profícua colaboração em jornais e revistas.

Saiba mais sobre esta publicação na ficha histórica que a acompanha, da autoria de Rita Correia, e que pode ler aqui.

Por questões técnicas, não nos foi possível fazer o habitual envio da Newsletter 166 (com a disponibilização da Revista Scientífica e Litteraria, de Coimbra, 1880-1881) e da Newsletter Especial I Guerra Mundial #9 (com a divulgação da monografia A Malta das Trincheiras, de André Brun). Pedimos desculpas pelo facto, e informamos que as mesmas podem ser consultadas no Arquivo de Newsletters, aqui.