Mais um periódico de existência fugaz, A República das Letras : periodico mensal de litteratura publicou-se no Porto, em apenas 3 números, de Abril a Junho de 1875, sob direção de João Penha (1838-1919) e administração  de Alfredo Campos. Fica agora disponível na Hemeroteca Digital, aqui.
      
Este periódico, de natureza essencialmente literária, reúne textos em poesia e prosa, contando com a colaboração de autores como Cândido de Figueiredo, Sousa Viterbo, Camilo Castelo Branco, Luciano Cordeiro ou Teófilo Braga.

No estilo satírico que o caracteriza, João Penha justifica, nas páginas finais do primeiro número, a escolha do título: "Hesitámos sobre o titulo que dariamos a esta publicação, as afinal decidimo-nos pelo de Republica das letras. Effectivamente, se escolhessemos o de Monarchia absoluta das lettras [...] pretendiamos, de mais a mais, transformar os bons cidadãos portuguezes em vassallos das nossas lettras [...]. Ora todos sabem que odiâmos tyrannias. Se escolhessemos o de Monarchia constitucional das letras, teriamos de nos sujeitar ao principio das eleições populares [...]. Communa das letras era um bom titulo. [...] Receiamos, porém, que algum membro da escóla satanica, abusando espiritualmente da semelhança euphonica da palavra communa com outra [...], nos quizesse desconceituar aos olhos dos simples de espirito [...].
  
Saiba mais sobre esta publicação na ficha histórica preparada por Helena Roldão, que pode ler aqui.