Juntamos hoje ao nosso dossier digital comemorativo da I Guerra Mundial a monografia Portugal na Quadrela Flamenga. Através de uma velha amizade : Das Cruzadas à Grande Guerra, da autoria de Mário de Campos, editado pela Imprensa Nacional em 1920.
                                                                          
Podemos adivinhar neste militar um estudioso nato e um promotor do conhecimento. Desde os 19 anos que deu início a uma atividade literária, iniciando-se na Revista Militar e depois na Revista do Exército e da Armada. Viria ainda a colaborar em periódicos como o Diário de Lisboa, o Boletim da Sociedade de Geografia, o Primeiro de Janeiro, ou A Voz. Em 1908 editou os seus primeiros livros: A cavalaria portuguesa na guerra da Península e Desenho panorâmico militar, dando início a uma carreira literária prolixa.
                                                                                                                          
A obra que agora apresentamos é um dos seus contributos para um melhor entendimento das razões que levaram à participação portuguesa no conflito de 1914-1918, a par de outros títulos por ele publicados sobre o mesmo assunto.
[ler mais]
                                                                                                                                            
O nosso
dossier digital foi também complementado, na secção de jornais & revistas, com A Ideia Nacional : revista política bi-semanal, de 1915, publicação doutrinária de orientação monárquica, dirigida por Homem Cristo Filho, onde se podem ler importantes artigos de fundo e de opinião sobre a I Guerra Mundial, pelo punho de importantes nomes da intelectualidade e da política  portuguesas de então.