Juntamos hoje ao nosso dossier digital comemorativo da I Guerra Mundial os Episódios da Guerra, mais um registo contemporâneo, este com a particularidade de ser escrito por uma mulher, Amélia Cardia.
  
Amélia dos Santos Cardia (1855-1938) foi uma das primeiras mulheres médicas portuguesas. Frequentou a Escola Politécnica de 1883 a 1887, já casada, e ingressou depois na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, onde se licenciou em 1891 com a tese “Febre Histérica”. Ingressou no internato hospitalar tendo sido a primeira mulher em Portugal a fazê-lo. Abriu consultório na Praça Luís de Camões, onde, para além das consultas remuneradas, dava também consultas gratuitas aos sábados de manhã, o que lhe valeu grande reconhecimento por parte da população feminina da capital. Fundou a Casa de Saúde da Estrela, em Lisboa, em 1908, a qual dirigiu até 1916 quando se decidiu afastar da Medicina e dedicar-se aos Estudos Espíritas e à escrita. Foi membro da Federação Espírita Portuguesa onde dirigiu o Mensageiro Espírita, órgão daquela associação, e autora de diversos romances.
  
O livro que hoje apresentamos, reúne num único volume as crónicas que redigiu para a revista Ilustração Portuguesa durante o período da Guerra. Na introdução, dedica-o às mulheres “da minha terra”, mulheres que ela conheceu na intimidade da sua prática médica, e afirma que a reedição de 1919 pretendia relembrar às mulheres o sofrimento da morte para “reavivar o sentimento de fraternidade”.
[ler mais]