Fruto de nova parceria com o Museu Bordalo Pinheiro -  que celebra hoje os seus 98 anos de existência -, é com muita satisfação que a Hemeroteca Municipal de Lisboa anuncia a colocação em linha de mais duas preciosidades bibliográficas, provenientes da coleção daquele museu:

O Binóculo, “Hebdomadário de caricaturas” lançado por Rafael Bordalo Pinheiro em 1870, na cidade de Lisboa, com uma existência muito efémera: foram publicados apenas 4 números, entre 29 de Outubro e 10 de Dezembro, num total de 11 páginas – agora disponíveis na Hemeroteca Digital, aqui.

E o Psit!!!, “Hebdomadário cómico ilustrado por Bordalo Pinheiro”, igualmente fundado pelo caricaturista, desta vez no Rio de Janeiro,  entre 15 de Setembro e 17 de Novembro de 1877, com nove números – que pode revisitar aqui.

Na primeira, Bordalo Pinheiro ocupou-se sobretudo do teatro e da ópera que marcavam a vida cultural da capital – segundo Álvaro Costa de Matos, “este jornal foi um dos primeiros, senão o primeiro, a ser vendido dentro dos teatros”. Para saber mais sobre O Binóculo ler, aqui, o respetivo verbete da autoria de Álvaro Matos. Na segunda publicação, a par da vida cénica lisboeta, o caricaturista introduziu ainda o tema dos touros, “em claro detrimento da política, satirizada, quando calha”, como refere Álvaro Costa de Matos em novo verbete, e que pode consultar aqui.

Na coleção do Psit!!! que disponibilizamos, destacamos a repetição do número 6, cuja capa do segundo exemplar foi colorizada (à mão?), numa possível experiência efetivamente implementada no número seguinte, o único de toda a série a fazer uso de cor.

Delicie-se com as caricaturas e os desenhos de Bordalo Pinheiro, e como ele mostrava “o bom e o mau: (…). Quem tiver olhos, que veja; quem não quiser ver, que durma”!!!