Alma de Marialvas, jornal que hoje apresentamos (aqui), é um número único, comemorativo do 18.º aniversário do grupo Marialvas de S. Cristóvão.

Associação da freguesia lisboeta com o mesmo nome (hoje integrada na freguesia de Santa Maria Maior), promovia entre os seus associados atividades excursionistas, tendo como fim ações de beneficência, visando os "desprotegidos da sorte" e, muito em concreto, as "crianças pobres", pelas quais eram distribuídos calçado e vestuário. "Vestir os nús" assumia-se como espécie de divisa deste grupo, integrado numa teia de solidariedade social de iniciativa particular, que colmatava localmente as insuficiências de uma Previdência Social do Estado.

Para saber sobre esta associação, e sobre o jornal que disponibilizamos, sugerimos a leitura da respetiva ficha histórica, aqui, da autoria de Helena Roldão.

Utilizámos no pdf desta coleção a  tecnologia de reconhecimento ótico de caracteres (OCR), pelo que é possível a pesquisa em texto livre, condicionada à eficácia da leitura automatizada da aplicação informática e às condições do original e da cópia digital. Este recurso não substitui a leitura integral dos documentos.