ISSN 2182-3200

O CASMURRO : semanariO HUMORISTICO, THEATRAL E HUMORISTICO
[Lisboa, 1906-1907]

Em dia de aniversário (a Hemeroteca Municipal de Lisboa celebra hoje 82 anos de existência) não podíamos deixar de envolver a sua biblioteca digital no programa de festas. E fazemo-lo com a digitalização e a colocação em linha de um jornal humorístico, O Casmurro, publicado em Lisboa entre Maio de 1905 e 10 de Fevereiro de 1907, reunindo no total 50 divertidos números – agora disponíveis na Hemeroteca Digital, aqui.

Como refere Pedro Mesquita, autor da ficha histórica que lhe dedicou (acessível aqui), “sob a égide de um burro que lhe ilustrava o cabeçalho, [O Casmurro] era periódico de simples entretenimento, repositório de dichotes, anedotas, charadas, historietas, poesias ligeiras, notícias e má-língua teatral, facécias e fadinhos que mais não visava do que a boa disposição dos leitores”.

Foi dirigido por Carlos Lopes, Artur Arriegas e Augusto Abel dos Santos, que também eram os proprietários do título. O redator principal foi Arnaldo Ribeiro, e o seu administrador, ainda que por brevíssimo período, Cândido Torresão. Permanente ao longo da vida deste jornal foi Cândido Chaves, editor ao longo dos 50 números. Todos colaboraram nas páginas d’O Casmurro com elementos diversos, assinados com pseudónimos, “chegando mesmo Cândido Torresão e Artur Arriegas a assinarem “folhetins” publicados entre os números 9 e 15. A eles se juntaram, como colaboradores, Ricardo Casanova (na área artística), D. João da Câmara e Alfredo Albuquerque Júnior”.

O Casmurro é, portanto, uma fonte impressa da maior importância para conhecer a sociedade lisboeta de início de novecentos, sobretudo nos aspetos relacionados com o entretenimento e o teatro da época, nestes últimos anos da Monarquia Constitucional portuguesa.
 

Outra iniciativa organizada para assinalar este aniversário é a mostra bibliográfica Nascidos na Hemeroteca - Da investigação aos livros. Através de uma selecção de títulos de publicação recente e para os quais a investigação na Hemeroteca Municipal foi decisiva, pretendemos chamar a atenção não só para a riqueza da nossa coleção mas também para a importância das fontes jornalísticas em trabalhos de investigação de natureza diversa. O guião da mostra pode ser consultado aqui.
 

DESTAQUE
82.º aniversário da hemeroteca municipal de lisboa | 5 de julho

programação:

mostra bibliográfica
"nascidos na hemeroteca"... da investigação aos livros
Patente ao público de 5 de julho a 7 de setembro de 2013. Visita guiada, por Helena Roldão, às 17.30h

Local: átrio e escadaria da Hemeroteca

VENDA DE LIVROS
Publicações da Câmara Municipal de Lisboa com 50% de desconto.

Horário: 10.00-19.00h
Local: Hemeroteca

VISITA GUIADA | PERCURSO HISTÓRICO
"BAIRRO ALTO DE OUTRAS ERAS"
, por Elisabete Rocha
A visita tem por objectivo revelar a história de um bairro da nossa cidade, que existe desde o século XVI. Através da visita é feito um levantamento da sua toponímia, que deve a sua origem às instituições religiosas, aos ofícios aqui existentes e aos jornais lisboetas que aqui funcionaram. Visita gratuita sujeita a inscrição prévia.

Horário: 14:30h
Ponto de encontro: átrio da Hemeroteca
Inscrição e pedido de Informação: Tel. 21 324 62 90

apresentação de livro
"as armas de papel: publicações periódicas clandestinas e do exílio ligadas a movimentos radicais de esquerda cultural e política (1963-1974)", de josé pacheco pereira
(Lisboa: Temas e Debates/Círculo de Leitores, 2013)
Apresentação por Álvaro Costa de Matos (HML). O autor estará presente.

Horário: 18:00h
Local: sala do espelho da Hemeroteca

exibição da marcha do bairro alto 2013

Horário: 20:00h
Local: Largo Trindade Coelho

Inscrições prévias e pedidos de informação:
Serviço de Actividades Culturais e Educativas

Hemeroteca Municipal de Lisboa
Tel.: 21 324 62 90 | e-mail:
hemeroteca.sace@cm-lisboa.pt 
  

    Mais informações aqui.