«Aspira a LVSITANIA a ser um órgão da nossa cultura, posto ao serviço da Reconstrução Nacional. Órgão independente, emprêsa espiritual – pois nem sequer tem a revista outro editor que não seja a sua redacção – vem esta publicação enquadrar-se no grande movimento de re-criação do Espírito da Pátria, para o servir com sinceridade pura, isenção honrada e fé ardente na verdade imortal da Nação Portuguesa – verdade imortal e pairante sobre o medíocre, o contingente e o provisório. Amamos e queremos servir a Terra Lusa em todas as irradiações da alma avoenga e contemporânea. Eis o nosso programa.»

A revista, editada em Lisboa de 1924 a 1927, contava a com a colaboração da "nata" da intelectualidade nacional, como nomes como António Sardinha, Afonso Lopes Vieira, Agostinho de Campos, António Sérgio, José Leite de Vasconcelos, Ricardo Jorge, para além de Carolina Michaellis de Vasconcelos, que dirigiu a publicação.

A Lusitania pode agora ser consultada integralmente  na Hemeroteca Digital, aqui. Para saber mais sobre a publicação, leia a ficha histórica elaborada por Rita Correia, aqui.
 

 
 

 

A Revista de História : publicação trimensal publicou-se em Lisboa, de 1912 a 1928, assumindo-se como revista-órgão da Sociedade Portuguesa de Estudos Históricos.

Esta Sociedade, criada em 1911 como Sociedade Nacional de História (rebatizada em 1914), tinha como pano de fundo da sua atividade a produção e divulgação de trabalhos de natureza histórica, com especial incidência na história nacional.

Tendo na figura de Fidelino de Figueiredo um dos seus principais mentores, a revista vai conhecer a colaboração de autores consagrados como Fortunato de Almeida, Edgar Prestage, Sousa Viterbo, Henrique Vilhena ou João Lúcio de Azevedo.

Na dissertação de mestrado A Sociedade Portuguesa de Estudos Históricos no contexto historiográfico nacional, de 2011, Ricardo Brito defende que a Sociedade (e a sua Revista) se pautou "essencialmente por uma reacção crítica ao positivismo e, numa outra vertente, à acção republicana".

Ficam agora disponíveis, na Hemeroteca Digital, os 20 primeiros números da Revista de História, correspondentes aos anos de 1912 a 1916, que pode consultar aqui.