A Gazeta de Lisboa é não só uma das publicações periódicas portuguesas mais antigas (com início de publicação em 1715), como um exemplo de longevidade (publicada até 1833). Foi redigida, desde a sua origem, por José Freire de Montarroio Mascarenhas, que se manteve à frente da publicação até 1760, data da sua morte.

Este semanário surge como fonte incontornável para a história de mais de um século do mundo ocidental, cobrindo períodos de intensa actividade diplomática e bélica. Até ao surgimento, em 1820, do Jornal do Governo, a Gazeta de Lisboa era o mais importante periódico oficial de informação política português. Contém ainda informação sobre livros postos em circulação em Portugal.

Disponibilizamos hoje mais 10 anos desta publicação (1741-1750), tornando assim acessíveis os primeiros 35 anos deste jornal, que pode consultar aqui.

 

 

Através de uma seleção de títulos de publicação recente e para os quais a investigação na Hemeroteca Municipal foi decisiva, pretendemos chamar a atenção não só para a riqueza da nossa coleção mas também para a importância das fontes jornalísticas em trabalhos de investigação de natureza diversa. O guião da mostra pode ser consultado aqui.

Data: até 6 de setembro de 2013
Local: Átrio e escadaria da Hemeroteca

 

Fernando António Nogueira Pessoa, poeta, filósofo e escritor, nasceu a 13 de junho de 1888 e morreu a 30 de novembro de 1935, na cidade de Lisboa. Após a morte do pai, partiu para a África do Sul (Durban), onde aprendeu o inglês, língua em que escreveu desde a sua adolescência. Fez os estudos liceais e iniciou a redação dos seus primeiros textos poéticos, atribuídos a pseudónimos, entre os quais se salienta o de Alexander Search. Aos dezassete anos, deixa a família e regressa a Portugal. Traduziu várias obras inglesas para português e obras portuguesas nomeadamente de António Botto e Almada Negreiros para inglês. Em 1913 escreveu o Marinheiro e em 1914 O Guardador de Rebanhos e o Livro do Desassossego. Entre os seus heterónimos, evidenciam-se Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis, e o semi-heterónimo Bernardo Soares. Publicou poemas em inglês e colaborou em várias publicações como por exemplo a República, Teatro, A Águia. Em 1915 com Mário de Sá-Carneiro e Almada Negreiros, entre outros, funda a revista Orpheu.

Conteúdos digitais em http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/EFEMERIDES/FernandoPessoa/FernandoPessoa.htm

Data: até 6 de setembro de 2013
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

 

A visita tem por objetivo apresentar os serviços e recursos informativos da Hemeroteca Municipal. Visita gratuita.

Data: 3.ª a 6.ª feira, mediante marcação
Inscrição e pedido de Informação: Tel. 21 324 62 90

 

Inscrições prévias e pedidos de informação:
Serviço de Atividades Culturais e Educativas
Hemeroteca Municipal de Lisboa
Tel.: 21 324 62 90 | e-mail: hemeroteca.sace@cm-lisboa.pt
 

 

Mais informações aqui.