ISSN 2182-3200

O PAQUETE DO TEJO : PUBLICAÇÃO MENSAL [LISBOA, 1866] VESPAS : REVISTA MENSAL, CRITICA E HUMORISTICA [PORTO, 1880]
Colocámos hoje em linha, na Hemeroteca Digital, duas preciosidades bibliográficas: O Paquete do Tejo, jornal mensal publicado em Lisboa, de Julho a Dezembro de 1866, num total de 6 números, disponível aqui; e as Vespas, revista mensal, crítica e humorística, dada à estampa no Porto, de Janeiro a Agosto de 1880, reunindo 3 números, acessíveis aqui.

Enquanto a primeira é uma fonte relevante para conhecermos os meandros do sector financeiro da época, dedicando grande atenção às questões da economia e progresso, a segunda tem um enfoque mais local, neste caso dedicado à cidade invicta, num registo satírico.

A ligá-las a efemeridade dos projetos jornalísticos, em parte explicada pelo seu carácter amador, resultante do esforço pessoal de dois homens notáveis, embora pouco conhecidos: Mariano José Cabral (1822-1877), jornalista micaelense, e Eduardo de Barros Lobo (1857-1893), cronista, jornalista e tradutor, “que a história da literatura ainda não trouxe para primeiro plano”. Para saber mais sobre O Paquete do Tejo leia aqui a ficha histórica que Rita Correia lhe dedicou; sobre As Vespas, leia aqui a ficha histórica de Jorge Mangorrinha.

PROJETO
centenário do nascimento do Raul Rêgo (1913-2013) | MOSTRA BIBLIOGRÁFICA
Raul Rêgo, jornalista

No âmbito do centenário do nascimento de Raul Rêgo (1913-2013) a Hemeroteca Municipal de Lisboa irá organizar, entre outras iniciativas, uma mostra bibliográfica dedicada à sua intensa actividade como jornalista, iniciada na revista Seara Nova, passando depois pelo Jornal do Comércio, Diário de Lisboa, até à sua colaboração no República, do qual se tornaria director a partir de 1971. Após o polémico encerramento deste jornal, fundou ainda A Luta, em 1976. As espécies bibliográficas expostas são da colecção da HML que, desta forma, são difundidas junto dos utilizadores da biblioteca e do público em geral com vista à sua consulta e estudo.

Conheça a programação completa do Centenário aqui.

Inauguração: 7 de maio de 2013, 18.00h | patente ao público até 29 de junho de 2013
Local: Átrio e escadaria da Hemeroteca

EFEMÉRIDES
AQUILINO RIBEIRO NO CINQUENTENÁRIO DA SUA MORTE (1963-2013) | APONTAMENTO EXPOSITIVO
Aquilino Ribeiro nasceu em Carregal de Tabosa, Concelho de Sernancelhe,  a 13 de setembro de 1885 e morreu em Lisboa, a 27 de maio de 1963. Estudou em Lamego, em Viseu e frequentou o Seminário de Beja. Em 1906, em Lisboa, dedica-se à escrita e inicia a sua carreira de jornalista, com artigos na Vanguarda, Jornal do Comércio, Século e colaborou na Ilustração Portuguesa, no Diário de Lisboa, na República, entre outros. Foi um dos fundadores e colaborador da Seara Nova (1921), e escreveu em revistas como Homens Livres e Lusitânia.  Em Paris, frequentou a Sorbonne e em 1913 escreveu o seu primeiro livro, intitulado Jardim das Tormentas. A sua obra abrange romances, novelas, contos, biografias, crónicas, evocações históricas, estudos etnográficos, ensaios literários, notas de viagem, teatro, literatura infantil e traduções de autores consagrados. Em 1956, foi eleito o primeiro presidente da Associação Portuguesa de Escritores.

Inauguração: 2 de maio de 2013 | patente ao público até 1 de junho de 2013
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

COMUNIDADE DE LEITORES
4.ª sessão:
A História na Literatura
Debate e colóquio por Álvaro Matos, sobre Quando os lobos uivam, de Aquilino Ribeiro

Data: 25 de maio de 2013, 17.00h
Local: Feira do Livro de Lisboa

ciclo de conferências REVISTAS POLÍTICAS E LITERÁRIAS NO ESTADO NOVO
4.ª conferência
Ocidente: revista portuguesa (Lisboa: 1938-1973)
Por Luís Bigotte Chorão (
Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX - Universidade de Coimbra)

Data: 7 de maio de 2013, 18:00h
Local: Biblioteca Museu República e Resistência - Espaço Cidade Universitária

5.ª conferência
Revista de Economia (Lisboa: 1948-1964)
Por Carlos Bastien (
Instituto Superior d Economia e Gestão)

Data: 21 de maio de 2013, 18:00h
Local: Biblioteca Museu República e Resistência - Espaço Cidade Universitária

AS FESTAS DE SÃO ROQUE NO MUNDO - TRAÇOS DE CULTURA
Parceria com Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

CONFERÊNCIA
Bairro Alto, Capital do Jornalismo Lisboeta
Por Álvaro Costa de Matos (Hemeroteca Municipal de Lisboa | Centro de Investigação Media e Jornalismo)
Data: 3 de maio de 2013, 18.00h
Local: Livraria Artes e Letras

PERCURSO HISTÓRICO
Bairro Alto de outras eras
, por Elisabete Rocha
A visita tem por objetivo revelar a história de um bairro da nossa cidade, que existe desde o século XVI, situando-se nas terras que foram outrora do judeu rabi-mor Guedelha Palaçano. Através da visita é feito um levantamento da sua toponímia, que deve a sua origem às instituições religiosas, aos ofícios aqui existentes e aos jornais lisboetas que aqui funcionaram. Visita gratuita sujeita a inscrição prévia.

Data: 3 de maio de 2013: 15.00h
Ponto de encontro:
Átrio da Hemeroteca
Inscrição e pedido de Informação: Tel. 21 324 62 90

visitas de estudo
a
o encontro da Hemeroteca de Lisboa
, por Helena Roldão
A visita tem por objectivo apresentar os serviços e recursos informativos da Hemeroteca Municipal. Visita gratuita, sujeita a marcação prévia.

Data: escolas do ensino básico (2.º/3.º ciclo) e do ensino secundário: dias úteis | público geral: 2 de maio de 2013, 11.00h
Inscrição e pedido de Informação: Tel. 21 324 62 90

atelier
encontro COM O TEXTO JORNALÍSTICO
O atelier tem por objetivo aproximar os alunos de uma leitura específica, a do texto jornalístico, contribuindo para a expressão da oralidade, da leitura, da escrita e do conhecimento da língua portuguesa. Tem como suporte a coleção de publicações periódicas da Hemeroteca Municipal de Lisboa. Atelier gratuito, mediante marcação.

Data: 2.ª feira, das 10.00 às 12.30 h
Público alvo: Escolas do 1.º, 2.º e 3.º ciclo

Inscrições prévias e pedidos de informação:
Serviço de Actividades Culturais e Educativas

Hemeroteca Municipal de Lisboa
Tel.: 21 324 62 90 | e-mail:
hemeroteca.sace@cm-lisboa.pt 
  

    Mais informações aqui.