ISSN 2182-3200

O Xuão : semanário de caricaturas [1908-1910]

 

É com muita satisfação que noticiamos hoje a digitalização e colocação em linha de um dos mais importantes e corrosivos jornais humorísticos publicados em Lisboa no final da Monarquia Constitucional, O Xuão. Saiu às terças-feiras, entre 26 de Fevereiro de 1908 e 7 de Julho de 1910, num total de 123 números, causando quase sempre grande apreensão junto dos visados. O título era uma chalaça à pronúncia beiroa do então presidente do ministério, João Franco (1855-1929), aplicada ao seu nome próprio. O Xuão foi dirigido por Estevão de Carvalho (1881-1935), teve como secretário de redação Júlio Dumont (Orlando), e como principal caricaturista Silva e Sousa, com uma presença esmagadora. A colaboração literária foi vasta: além do corpo redatorial, contou com a pena de vários republicanos de nomeada, como José do Vale, Augusto José Vieira, França Borges, Magalhães Lima, Ribeiro de Carvalho, Bernardino Machado, entre outros. Tinha como objetivo “apontar e analisar, a seu modo, casos, coisas e costumes que por aí se dão na ex-pacata Lisboa”, posicionando-se como um semanário de caricaturas de crítica política aos governos monárquicos, assumindo-se claramente como uma folha republicana e mesmo anticlerical. Inspiradas em Rafael Bordalo Pinheiro, as caricaturas de Silva e Sousa revelam contudo um traço mais grosseiro, como é patente na figura do Zé Povinho, um dos protagonistas de O Xuão, agora acompanhado pelos atores políticos da época, que pode revisitar aqui. Para saber mais sobre o contexto histórico do aparecimento desta folha humorística, o seu programa editorial, organização gráfica e corpo redatorial, lei aqui a ficha histórica que Álvaro Costa de Matos lhe dedicou.
 

o granadeiro : historia d'um assassino [1908]

 

 

 

 

Pela mesma altura vinha a público O Granadeiro: história d'um assassino. Dirigido por Maurício Pimenta e Alfredo Cândido - este último responsável por todas caricaturas que integram este número único, de Fevereiro de 1908 - foi "publicado em comemmoração ao enterro da dictadura". Também ele surgia como reacção ao regicídio, e também ele tinha como principal visado João Franco, o ditador a cujas medidas políticas e estilo de governo imputavam a responsabilidade moral sobre o atentado. Pode agora consultar este raríssimo exemplar aqui.

PROJETOS
NO CINQUENTENÁRIO DA FUNDAÇÃO DA REVISTA O TEMPO

O TEMPO E O MODO 50 ANOS DEPOIS (1963-2013) | MOSTRA BIBLIOGRÁFICA

Em 2013 celebram-se 50 anos sobre aquele primeiro número de “O Tempo e o Modo”, publicado em janeiro de 1963. Um grupo de cinco percursores – António Alçada Baptista, João Bénard da Costa, Pedro Tamen, Nuno de Bragança, Alberto Vaz da Silva, Mário Murteira – católicos de percursos vários, concretizaram o projeto. O número um de “O Tempo e o Modo” seria profético, pelos artigos assinados de Alçada Baptista, Mário Soares, Jorge Sampaio. Ao longo dos meses, seguiram-se páginas exemplares para a abertura de horizontes de liberdade, diversidade e a diferença, a discussão e o diálogo. Para um olhar sobre as grandes questões do século XX e a consciência da liberdade desejada. Um olhar sobre os temas que inquietavam o mundo, em definitivas mudanças.

Data: até 16 de março de 2013
Local: Átrio e escadaria da Hemeroteca

CONFERÊNCIA
"O TEMPO E O MODO": REVISTA DE PENSAMENTO E ACÇÃO (1963-1977)
Por Guilherme de Oliveira Martins (Centro Nacional de Cultura)

Data: 19 de junho de 2003, 18:00 h
Local: Biblioteca Museu República e Resistência - Espaço Cidade Universitária

CONTEÚDOS DIGITAIS
http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/EFEMERIDES/OTempoeoModo/OTempoeoModo.htm

NOS 75 ANOS DA REVISTA OLISIPO (1938-2013)
NOS 75 ANOS DA REVISTA OLISIPO (1938-2013): HISTÓRIA E MEMÓRIA | MOSTRA BIBLIOGRÁFICA

Este ano celebram-se os 75 anos sobre o primeiro número da revista Olisipo (boletim oficial do Grupo Amigos de Lisboa), dirigido por Gustavo Matos de Sequeira. A revista, ainda em publicação, constitui um notável repertório de estudos olisiponenses dos mais variados temas, com uma série de colaboradores ligados à literatura e às artes em geral. A mostra bibliográfica e documental integra-se num programa mais vasto de atividades que o Grupo Amigos de Lisboa irá protagonizar no mês de Abril.

Inauguração: 21 de março de 2013; patente ao público até 30 de abril de 2013
Local: Átrio e escadaria da Hemeroteca

CONFERÊNCIA
"O TEMPO E O MODO": REVISTA DE PENSAMENTO E ACÇÃO (1963-1977)
Por Guilherme de Oliveira Martins (Centro Nacional de Cultura)

Data: 19 de junho de 2003, 18:00 h
Local: Biblioteca Museu República e Resistência - Espaço Cidade Universitária

EFEMÉRIDES
O CARNAVAL NA OBRA HUMORÍSTICA DE RAFAEL BORDALO PINHEIRO
Apontamento expositivo.

Data: até 16 de março de 2013
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

ILSE LOSA: NO CENTENÁRIO DO SEU NASCIMENTO
Apontamento expositivo.

Inauguração: 20 de março de 2013; patente ao público até 12 de abril de 2013
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

COMUNIDADE DE LEITORES
5.ª edição: Arte e Literatura
2.ª sessão
A Correspondência de Fradique Mendes (1.ª ed. 1900), de Eça de Queirós. Moderação por Salete Salvado, do Grupo de Amigos de Lisboa (a confirmar).

Sinopse: Esta obra compõe-se de duas partes distintas: uma narrativa e outra epistolar (cartas). A primeira parte, à guisa de "Notas e Memórias", faz a apresentação biográfica de um suposto intelectual português: Fradique Mendes.

Data: 19 de março de 2013, 17.30h
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

ciclo de conferências
DAS REVISTAS POLÍTICAS E LITERÁRIAS NO ESTADO NOVO
Organização: Biblioteca Museu República e Resistência - Espaço Cidade Universitária

1.ª conferência
A revista Seara Nova (Lisboa: 1921-1974)
Por António Reis (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa

Data: 12 de março de 2013, 18:00h
Local: Biblioteca Museu República e Resistência - Espaço Cidade Universitária

2.ª conferência
A revista Integralismo Lusitano (Lisboa: 1932-1934)
Por António Costa Pinto (Instituto de Ciências Sociais - Universidade Nova de Lisboa

Data: 26 de março de 2013, 18:00h
Local: Biblioteca Museu República e Resistência - Espaço Cidade Universitária

visitas guiadas
BAIRRO ALTO DE OUTRAS ERAS

Esta visita procura revelar a história do Bairro Alto, que existe desde o século XVI, situando-se nas terras que foram outrora do judeu rabi-mor Guedelha Palaçano. Através desta visita é feito um levantamento da sua toponímia (alusiva a instituições religiosas, ofícios e acontecimentos) Atenção ainda para as antigas sedes de jornais, que fizeram do Bairro Alto a capital do jornalismo português, desde o século XVII ao século XX. Visita gratuita, sujeita a marcação prévia.

Data: 22 de março de 2013, 14:30 h

visitas de estudo
ao encontro da hemeroteca de Lisboa

A visita tem por objectivo apresentar os serviços e recursos informativos da Hemeroteca Municipal. Visita gratuita, sujeita a marcação prévia.

Data: escolas do ensino básico (2.º/3.º ciclo) e do ensino secundário: dias úteis; público geral: 25 de março de 2013, 11:00h

atelier
encontro COM O TEXTO JORNALÍSTICO
O atelier tem por objetivo aproximar os alunos de uma leitura específica, a do texto jornalístico, contribuindo para a expressão da oralidade, da leitura, da escrita e do conhecimento da língua portuguesa. Tem como suporte a coleção de publicações periódicas da Hemeroteca Municipal de Lisboa. Atelier gratuito, mediante marcação.

Data: 2.ª feira, das 10.00 às 12.30 h
Público alvo: Escolas do 1.º, 2.º e 3.º ciclo

Inscrições prévias  e pedidos de informação:
Serviço de Actividades Culturais e Educativas

Hemeroteca Municipal de Lisboa
Tel.: 21 324 62 90 | e-mail:
hemeroteca.sace@cm-lisboa.pt 

 

Mais informações aqui.